Conceitos Importantes de Música

  
   A Dança Arábe está intrinsecamente ligada a Música. A bailarina é um instrumento da orquestra, assim como o alaúde, a tabla, o pandeiro. Seu papel na orquestra é fazer a leitura da partitura musical com o próprio corpo. A música Oriental possui infinitas possibilidades de arranjos e contratempos, o que não acontece na música Ocidental. 

Enquanto a música Ocidental passa simplesmente em poucas escalas do Dó para o Ré, por exemplo, na música Oriental há infinitas possibilidades entre essa mesma escala. Os intervalos de tons, que na escala ocidental atingem até meio tom, na musica árabe podem atingir até um quarto de tom. Numa oitava cabem infinitas notas.Por causa desta diferença os ouvidos ocidentais não percebem as nuances da música e muitas vezes entendem como desafino.

Assim, para dançar música árabe é preciso escutar, estudar, muita música árabe. Quanto mais a escutamos mais a compreendemos.Vamos primeiro passar por alguns conceitos importantes de Música:

RITMO: É a ordenação dos sons de acordo com padrões musicais estabelecidos. É a pulsação da música.

FRASE MUSICAL:
"Esta expressão, tomada emprestado da gramática, designa um conjunto de sons delimitados por duas pausas, com um significado completo”  Encyclopédie Fasquelle

"Por si só, os sons não constituem a música, assim como as palavras isoladas não constituem a linguagem. As palavras, somente quando unidas entre si por um vínculo lógico respondendo às leis do entendimento, formam uma proposição, uma frase inteligível. (El Ritmo Musical – Mathis Lussy).

"Qualquer grupo de compassos, inclusive um único, ou mesmo uma fração de um compasso, que possui algum grau de completeza estrutural. O que interessa é o sentido de inteireza que escutamos , não a notação na partitura. Para ser completo, tal grupo precisa ter, de algum modo, uma conclusão (BURKHART, Charles. The Phrase Rhythm of Chopin's A-flat Major Mazurka).

MELODIA:
Melodia: sucessão de notas de altura ou duração específicas, organizadas para produzir uma expressão musical. Frases e solos são exemplos de melodia. É uma seqüência de sons em intervalos irregulares. A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento como Sax ou de um solo de Guitarra e etc. Sempre que ouvir um Solo - notas tocadas individualmente - você estará ouvindo uma Melodia. Ritmo é o andamento, o tempo e a "batida" de uma música. A seqüência de notas se chama melodia.

Por Hossam Ramzy



 Alem do conhecimento dos ritmos que funcionam como a respiração da música, temos que ter o conhecimento e disposição para explorar a parte melódica, que é onde encontramos as nuances diferenciadas, que determinarão humores diferentes, trocas de intenção e temas peculiares dentro da peça musical.(Lulu Brasil)

 A Dança nada mais é do que a Interpretação da Música e deve ser complementar a ela, jamais destoante. A Bailarina é mais um instrumento da Orquestra, toca através de seu corpo. Assim, estudar leitura musical é o melhor caminho para aperfeiçoar sua Dança e criar a conexão entre Música e Movimento.(Autor Desconhecido)
A dança árabe é determinada pelo acompanhamento musical.
É tarefa da bailarina expressar as emoções solicitadas pela música e durante improvisações destacar a qualidade do instrumento que sola, extraindo dele sua qualidade essencial, tudo através da dança. (Autor Desconhecido)

 

Um comentário:

  1. Oi, qual é o nome da musica que inicia o blog, a primeira??? Tá lindo lindo aqui, me sinto em casa rsrs! Obrigada amores! Beijos

    ResponderExcluir