tudo ao seu tempo



De nada adianta querer apressar as coisas.
Tudo vem ao seu tempo,
dentro do prazo que lhe foi previsto,
mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo,
e aí acontecem os atropelos do destino,
aquela situação que você mesmo provoca por
 pura ansiedade de não aguardar.
Paulo Coelho 

Bom eu já não danço mais, porém vou deixar aqui uma dica que se eu soubesse antes com certeza eu teria aprendido muito mais.
VÁ DEVAGAR!
É como dizia a canção: ando devagar, porque já tive pressa...
Eu era do tipo que morria de raiva de passar dez minutos de aula só no camelo e pensava que a professora tava enrolando rsrsrsrsrs., eu ja queria fazer camelo, invertido e com tremido e todas as variações possiveis e imagináveis em uma unica aula.
O fato é que só melhorei quanto tirei o pé do acelerador e passei a respeitar o tempo de assimilação de cada movimento pelo meu corpo, embora tempo varie de pessoa para pessoa  o devagar e paciente dá bem mais resultado.

Depois de entender isso,ESTIPULEI UMA GRADE DE ESTUDOS, tanto teóricos, quanto práticos.Era mais ou menos assim: 1 mês para cada classe de movimentos,uma hora de treino por dia, sendo que 15 dias eu os fazia parada sem deslocamento e nos outros 15 dias acrescentava deslocamentos.
E no fim do treino escolhia uma música e dançava colocando ao maximo os movimentos treinados dos dia.

  Mais ou menos assim:
CATEGORIA 1- ONDULAÇÕES-janeiro- o que é o movimento?a correta execução? ritmos indicados,variações, deslocamento e etc...
CATEGORIA 2- TREMIDOS-fevereiro-o que é o movimento?a correta execução? ritmos indicados,variações, deslocamento e etc...
CATEGORIA 3-BATIDAS-março-o que é o movimento?a correta execução? ritmos indicados,variações, deslocamento e etc... 
E por ai vai... 

 Dediquei um mês inteiro ao cambret e treinava e estudava todos os dias, em 15 dias eu ja estava fazendo,sendo que começei pelo chão porque morria de medo de cair de cabeça mas continuei estudando, no final eu ja estava fazendo o cambret  de maneira natural.
Ou seja, realmente comecei a aprender quando me empenhei em enteder cada movimento, cada variação e dediquei um tempo a cada um deles e pude perceber o quanto após isso eles saiam com mais naturalidade e limpesa.
 Não esqueça que o estudo não tem fim, e nunca pense ja ter aprendido determinado movimento 
de vez enquando retorne etapas da sua grade de estudos, faça revisões sempre, sempre pois dá para melhorar cada vez mais! 

 Espero ter ajudado.
bjs e até mais

ass: Sarah Zayn 


















3 comentários:

  1. Parabéns!!!!
    Pela primeira vez consegui entender com clareza quando minha pro falava: Calma, faça o movimento lento! E eu sem nenhuma paciência queria acelerar.
    Valeu a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa, a bailarina apressada deixa isso transparecer na sua arte, não é bom resultado, por mais que dominem a técnica a pressa e o excesso de vigorosidade na execução dos movimentos deixa o resultado final comprometido, na minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
  3. Mais pura verdade, minha dança era péssima por causa do meu exagerado vigor, da minha pressa natural, até no dia a dia parece que estou sempre com pressa...Foi a dança que me ajudou a entender como sou e como fazer para dosar...Eu no palco perece que o mundo vai acabar juntando nervosismo e tudo isso, vc não entende nada do que estou fazendo kkkkkk...Mas é assim mesmo, vivendo e aprendendo!

    ResponderExcluir