Desde os Primórdios até hoje em dia: A Origem da Dança do Ventre

by Edouard Richter Pintura de 1883


A nossa tão querida e admirada Dança do Ventre pode ser uma das danças mais antigas que a Humanidade conhece.  Acredita-se que date de 5.000 a 8.000 anos a.C. Sua origem mais provável encontra-se na Dança Pélvica,ainda praticada em algumas regiões do Oriente Médio e norte da áfrica. Esta modalidade tão antiga de movimentos considerados muito sensuais consiste em exercitar a musculatura do assoalho pélvico, responsável por três importantes funções: suporte, para sustentação dos órgãos pélvicos; esfincteriana, controlando a saída de urina, fezes e gazes e função sexual na contração dos músculos vaginais, facilitando o trabalho do parto. (BIANDO E BRAZ, 2008).


Jean-Leon Gerome ( Fench Painter , 1824 – 1904) 
De acordo com Roger autor do blog mundo da dança, a dança que chegou ao conhecimento ocidental foi através do contato com povos como os Gawazee - ciganos provenientes do norte da Índia - que se instalaram no Cairo e os Ouled Nail que habitam a Argélia. Os Gawazee mantiveram-se a parte da sociedade e preservaram suas tradições e história de forma oral através de uma língua própria e única. Sua dança, viva até hoje, é caracterizada por contínua vibração dos quadris.Os Ouled Nail se mantiveram confinados em suas tribos. As mulheres saiam delas apenas para dançarem nos centros urbanos. Em sua vestimenta carregavam o dinheiro obtido com a dança: enormes coroas e cintos com moedas, jóias, pedrarias, correntes e pingentes. Muitos símbolos identificados como vindos de Fenícia, Cartago e Babilônia. Sua dança inclui rolamentos dos músculos abdominais que começam lentos e pouco a pouco vão se acelerando e acrescentando movimentos de pés, quadris, braços e ombros.
Quando os ocidentais chegaram ao Cairo (final do séc. IXX) em busca de safáris e tesouros ficaram extasiados com o exotismo da dança e suas dançarinas. Elas, por sua vez, trataram de adaptar a dança e as vestimentas ao gosto ocidental e trocaram a rua pelos clubes noturnos e cassinos. Algumas dançarinas foram levadas à Europa e Estados Unidos aonde puderam refinar sua dança e sua vestimenta. Em contato com o balé clássico e contemporâneo, incorporaram braços delicados, pés na meia-ponta ou em saltos, véus esvoaçantes e roupas de duas peças cheia de brilhos e franjas. Transformada assim em espetáculo, a dança do ventre pode ganhar os grandes teatros, casas de show e telas do cinema.
Apesar das antipatias ao termo "dança do ventre" - que muitos julgam pejorativo, eu, particularmente, não o considero impróprio, pois ao meu ver, a dança é sim do ventre em todos os sentidos: fisicamente, já que se baseia na movimentação rotatória, ondulatória, vibratória e de impacto do tronco e dos quadris o que movimenta intensamente todo o abdômen, além dos próprios movimentos de abdômen; e histórica e simbolicamente já que a dança é a representação da fertilidade e do nascimento.
Mas, afinal de contas, o que é a dança do ventre? O único e verdadeiro significado desta dança, é o poder de criação incutido nela, a fertilidade, a gestação, a maternidade. Ela é dançada pelas mulheres árabes durante o trabalho de parto - tanto pela parturiente que repete os movimentos de contração e vibração de abdômen, como pelas outras mulheres que, junto com a parteira, assistem o parto formando um círculo em volta da futura mamãe, dançando e cantando uma ladainha para purificar o ambiente e estreitar o contato com o divino. Este ritual é executado tanto nos países do Oriente Médio como nos africanos até os dias de hoje.
Uma dança mais festiva e alegre é dançada quando uma menina menstrua, quando se sabe da gravidez de uma mulher, no batizado das crianças, enfim, tudo que for ligado à criação de uma nova vida.
Ocasiões festivas como casamentos, colheitas, aniversários, festas religiosas, bênçãos, curas, afazeres do dia-a-dia, enfim, tudo que faz parte da vida é comemorado com música e dança por esse povo, cada região, cada tribo, com suas tradições e particularidades, mas sempre honorando à vida.
Fonte: www.mundodadanca.art.br


NO BRASIL! A dança do ventre no Brasil começou nos anos 70 em alguns restaurantes árabes. Era restrita apenas à colônia árabe. Em 1983, as bailarinas desses restaurantes árabes começaram a se apresentar também na Khan el Khalili. Por ser um ambiente mais eclético e não apenas destinado à colônia árabe, a Khan el Khalili popularizou a dança do ventre, tornando-a acessível aos brasileiros.Na década de 1980, não havia um referencial para o público comparar. Era uma arte inédita que mexia com o emocional das pessoas. Com o passar do tempo, alguns talentos começaram a surgir, com mais conhecimentos, envolvimento e criatividade. O que começou simples tornou-se melhor, mais aperfeiçoado e o padrão de exigência para as sensações evocadas mudaram.Por volta de 1985, a Casa de Chá se empenhou em desenvolver no mercado o que se intitularia de “A Arte da Dança do Ventre”. A partir daí, a Khan el Khalili instituiu um referencial para a dança do ventre como arte. Texto de Jorge Sabongi www.khanelkhalili.com.br 

O desenvolvimento saudável das diferentes estruturas do copro feminino por meio dos movimentos da dança do ventre diminui as tensões pré-menstruais, melhora o processo digestivo, melhora a sensualidade, a sexualidade e  garante mais disposição para as atividades diárias, além disso  estimula a criatividade, a feminilidade, diminui a timidez e aumenta a auto-estima, isso porque nesta região está localizado o Chakra Sacral, responsável pelos sentimentos, emoções e criatividade. 
As ondulações abdominais tinham como objetivo ensinar às mulheres os movimentos de contração do parto. Isso é um dos exemplos da grande importância e benefício que a Dança representa em nossas vidas.

Foi no Antigo Egito que estes movimentos ganharam sofisticação e, somente quando foram dominado pelos Mouros durante a Era Medieval,  é que a Dança do Ventre foi absorvida pelos árabes e tornou-se tradicional em sua cultura ,na qual é conhecida como Raqs Al Baladi ("Dança do Povo") ou Raqs Sharqi ("Dança do Leste").





Mais do que uma simples dança, estes movimentos representam e celebram a fertilidade da mulher. Inicialmente eram praticados exclusivamente com fins ritualísticos e religiosos em Cultos Primitivos à Deusa Mãe, Mãe Terra, Mãe Cósmica ou Mãe Natureza, como denominavam os antigos povos.
Estes rituais eram organizados de acordo com os ciclos menstruais e com o ciclo da Lua. O período menstrual das mulheres, na Era Matriarcal, era entendido como o elo de ligação entre os mistérios da Vida e da Morte e venerado com muito respeito.
Muito deste teor ritualístico e religioso presente na dança se perdeu em nossos tempos, mas mantêm ainda sua essência fundamental: a celebração da vida através do ventre, o poder máximo de criação de vida no Ser Humano.



Ao longo dos anos, a Dança do Ventre sofreu influências e modificações diversas, tanto nas vestimentas quanto na sua formulação; mas, ainda se caracteriza por movimentos sinuosos, vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.
Uma dança milenar, que oferece muitos benefícios para quem a pratica e ainda é um ótimo entretenimento para quem admira e gosta de apreciar a Dança do Ventre!

Vamos dançar!!!

Despeço-me com o vídeo de uma famosa bailarina egípcia da década de 30, Tahia Carioca, o sobrenome artístico surgiu devido ao fato da bailarina apreciar muito os ritmos brasileiros




Postagem de Aziza Zayn
Colaboração: Tuane Rodrigues


8 comentários:

  1. olá, curti muito o blog, também amo dança!

    Blog: http://coisasquegost.blogspot.com.br/
    Fanpage: https://www.facebook.com/coisasqgosto
    Instagram: http://instagram.com/coisasqgosto

    ResponderExcluir
  2. Blog completo, lindo, cheio de maravilhosos conteúdos!.. Parabéns!..

    ResponderExcluir
  3. amei seu blog, já venho mostrando interesse pela dança do ventre desde o ano passado mas sou muito timida e ainda não fui em busca de um curso, morro de timidez :( , mas me interesso muito por essa cultura e o blog está me ajudando a conhecer mais da dança antes de iniciar o curso!! E as músicas são ótimas obrigada bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei! Parabéns pelo blog e pelas informações.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto! Será que você poderia disponibilizar a referência da citação que faz no primeiro parágrafo?
    Att.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Danca do ventre! vou entrar no seu blog e te mando msg por la! muito obrigada pelo elogio! A gente conversa sobre postar textos daqui. Tenho um outro site sobre viagens para o qual estou cedendo alguns textos , entao precisamos escolher um texto especifico que nao va pra la pra poder postar no seu, pra nao ter problema com copyrights. mas acredito que mencionando meu nome e o nome do Blog nao haveria problema. Mas uma entrevista pode ser agora! Adorooooo! :-) xoxo

    (copiando minha resposta!)
    ja ja mando um email pra voces . bjos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog!!! SALUDOS DESDE ARGENTINA!

    ResponderExcluir