Dança com Snujs
Foto- Daniel Texeira |
Os snujs são mais que simples acessórios para dança do ventre, são instrumentos percussivos que apesar de pequenos possuem uma sonoridade que se propaga de uma forma estonteante parece que purificam o ambiente e o enchem de energia alegrando os corações e trazendo harmonia
e paz, além de enriqueceer a performance de qualquer bailarina que domine com precisão estes quatro cimbalos maravilhosos.
Para dançar com CIMBALOS é fundamental ter conhecimento dos ritmos da música árabe e não é só isso, exige uma grande habilidade da bailarina pois esta deve dançar e tocar ao mesmo tempo, e isso requer uma coordenação motora bem exercitada para que o tilintar do snuj entre no momento certo da música.
Não é a toa que leva-se em torno de 6 meses para tocar com confiança isso se treinar todos os dias e uns três anos de estudos( para não dizer a vida toda, afinal sabemos que arte é aprendizado sem fim) para se ter realmente intimidade com o instrumento.
Mas para as que toparem o desafio fica a certeza de um aumento no desenpenho tanto na musicalidade quanto na dança em sí, sem contar que é um plus a mais no curriculum o saber dançar com snujs.
ALGUMAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS
- Na história há relatos de que os snujs eram tocados pelos sacerdotes e sacerdotisas sagrados, que desciam o rio Nilo, entoando cânticos, queimando incensos e tocando snujs. Acompanhados pelos habitantes da região que se aglomeravam às margens do rio iluminando-o com tochas, em festividades... (Cristiane Morales)
-os snujs metálicos tiveram sua origem na era do bronze, em substituição às cascas de noz utilizadas na pré-história. Tais cimbalos fazem parte da dança egípcia moderna, da dança gawazee, do estilo turco juntamente com os crótalos e colheres de madeira.(Izis Zahara)
- Pesquisas mostram que todos os instrumentos rítmicos e percussivos usados para a dança vieram de tempos remotos, com finalidade espiritual, na intenção de fazer com que seus ouvintes recuperassem seus ritmos internos e os harmonizassem com a natureza.
Afrescos
e inscritos egípcios mostram que os faraós usavam o cistrom,
um chocalho na forma da cruz ansata ou cruz da vida, com vários
címbalos pequenos na sua curvatura, que era usado para
espantar maus espíritos e atrair prosperidade.
O fato é que a remota origem deste instrumento ainda nos é um mistério.(Alexandra Castellamare)
- Dourados ou prateados com desenho ou não no Oriente Médio eles são conhecidos como SAGAT ou Zagat nos EUA chamam de FINGER e na Turquia é conhecido por ZILLS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário