Montar coreografia de Dança do Ventre



  Criar uma coreografia muitas vezes pode ser desafiador, além de exigir muita criatividade e uma boa dose de visão artística, onde suas ideias irão ser expostas transformando-as em realidade através de bailarinos  ou por você mesmo no caso de um Solo.
  Para dançar uma coreografia você pode contratar um coreográfo ou simplesmente montar de acordo com sua inspiração, você também pode treinar aquela coreo massa que viu no youtube mas lembre-se: nada de copiar a coreo e denominar como de sua autoria. Infelizmente já vi muito disso acontecer!

DICAS ÚTEIS PARA MONTAR COREOGRAFIA

 - O primeiro passo é escolher a música, com ritmo e letra que apoiem a coreografia- SAIBA A TRADUÇÃO DA MÚSICA E QUAIS RITMOS A FORMAM, para vc não sair dançando SAID no lugar de TAKSIM e fazendo cara de drama quando o cantor está dizendo que está radiante de felicidade. 
O tempo de duração da música também é um fator importante, prefira músicas de no máximo 4 minutos, principalmente se você não tiver um repertório extenso de movimentos. Prender  a atenção do publico é um desafio então se você ainda não domina as técnicas necessárias, não use músicas longas nem muito lentas para não cansar o publico, opte por músicas que variem bastante de humor,o que não é difícil de encontrar quando se trata de músicas árabes.

- O segundo passo é escolher os movimentos que vai usar de maneira que se encaixem no ritmo e na melodia. Procure trabalhar a variedade na seleção desses movimentos, coloque no caderno que movimentos pretende usar e em quais momentos da música.
- Não esqueça de colocar pelo menos uns três movimentos de Impacto e o tão famoso cambret(uma vez é suficiente),coloque também  giros elaborados e poses elegantes para enriquecer sua performance, se não sabe fazer nenhum não se preocupe invista o máximo, na limpeza e elegância dos movimentos ainda que toda sua coreografia seja composta somente de movimentos básicos, pois muitas vezes o simples se torna muito mais eficaz quando bem feito do que o complexo se for mal feito.

- O quarto passo é dedicar-se aos ensaios ,  reserve na sua agenda pessoal dia e horário especifico para seus ensaios procurando ter o máximo de disciplina e comprometimento. Filme seu treino para ver onde precisa melhorar ou mostre para uma amiga de confiança que entenda um pouco do assunto para que ela avalie e lhe ajude nas correções.

- O quinto passo é escolher o figurino ideal, coloquei este como ultimo passo, mas é você quem determina o momento para essa escolha tendo em vista que o figurino deve se encaixar na sua proposta coreográfica ou no estilo que você estará apresentando. É importante verificar se o figurino não vai comprometer a performance e atrapalhar seus movimentos e deslocamentos em cena, sendo assim procure vez ou outra ensaiar com o figurino. 

 -Monte primeiro a coreo de movimentos sem deslocamento ou seja a dança em sí, sem a movimentação no palco. A dança estando pronta e os movimentos selecionados agora é só incluir seus deslocamentos em cena adaptando-os ao movimentos e fazendo os devidos ajustes, para que você possa preencher o palco.
NÃO É LEGAL FICAR PARADA NO CENTRO DO PALCO A DANÇA INTEIRA, ASSIM COMO NÃO É BOM SE DESLOCAR DE MAIS, PROCURE O EQUILIBRIO E PRICIPALMENTE LEVEZA NESSA MOVIMENTAÇÃO.
PARADA DE MAIS- Fica monotóno
DESLOCAMENTO DE MAIS- Fica confuso


OS TRÊS TEMPOS ESSENCIAIS:
1. TEMPO-NÃO DÊ TUDO DE SÍ AGORA- Faça uma entrada triufal com movimentos lindos para já chamar a atençao do publico.
2- TEMPO- DESCANSE-  é o meio da sua apresentação nada de performnces mirabolantes principalmente em DERBAKE, que exige uma respiração controlada onde estar ofegante pode atrapalhar e muito, brinque interaja com publico invista nos movimentos básico e bem feitos e vá crescendo em sua apresentação e thannnnnn engate no terceiro tempo.
3- TEMPO- FECHE COM CHAVE DE OURO- Agora sim aqueles movimentos guardados a sete chaves que vc executa como ninguém irão ser mostrados, e tudo vai ficar lindo e maravilhoso se a frase final da musica combinar com uma linda pose!!!

 COREOGRAFIAS EM GRUPO
 Coreografar um grupo é uma verdadeira batalha, principalmente em escolas de  DANÇAS ÁRABES onde todos desejam participar e os  alunos se apresentam por turma e não por seleção ou audição de bailarinos e há uma enorme variedades de niveis entre os alunos, uns aprendem rápido outros nem tanto.
 Nesse caso sugiro que monte coreografias de acordo com a habilidade artística,e principalmente com o nível de aprendizado da turma no contexto geral, buscando  usar movimentos que todos dominem integralmente, para que assim  todos possam contribuir e aplicar com facilidade os movimentos aos desenhos coreográficos.

  O QUE SÃO DESENHOS COREOGRÁFICOS?
Uma apresentação em grupo( assim como em solo) exige movimentação em cena e  é essa movimentação irá  se transformar em desenhos e formas de acordo com a posição e deslocamento de cada bailarino, conferindo a coreografia toda uma beleza performática.

ESTES SÃO OS DESENHOS MAIS USADOS EM COREOGRAFIAS BÁSICAS, O INTERESSANTE É VERIFICAR O TAMANHO DOS BAILARINOS PARA QUE ENTREM EM HARMONIA COM O DESENHO, OU SEJA, DO MENOR PARA O MAIOR OU DO MAIOR PARA O MENOR


 DICAS PROFISSIONAIS
Antes de começar a coreografia na prática é interessante colocar no papel seu desenho coreográfico, JA DETERMINANDO A POSIÇÃO DE CADA UM, isso facilitará muito seu trabalho, quando for passar a coreografia.
O profissional que cria as coreografias é denominado coreógrafo e o que registra esses movimentos graficamente é o coreólogo. A coreologia é a escrita da dança, que pode ser em pentagrama (partitura).
Mais abaixo você assiste em video uma linda coreografia em grupo!

                                       DESENHOS COREOGRÁFICOS PROFISSIONAIS

 

Referências:Wikipédia
De Rose Mont' Serrat
TEXTO DE JOYCE MARTINS(Sarah Zayn)

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns... amei!!
    Eu estou me organizando Financeiramente para poder começar a fazer a Dança do ventre, eu amo dançar, é como se minha alma entrasse no estaze do prazer, enfim eu não explicar bem a alegria e a emoção que sinto quando estou dançando (Sozinha) é se meu corpo flutuasse sobre as águas...ai é muito gostoso.
    ATT: Não sou dançarina, mas desde adolescente quando minha sai, eu afastava o sofá de casa e começava a invetar os passos na sala (KKKKKKKK). Bom já falei demais, não vejo a hora de começar a aprender.
    bjs... eu adoro o seu blog e sempre que falo de dança eu indico o seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por sua visita Leily, espero que de tudo certo para vc começar a dançar essa dança linda e maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Meu marido faz aniversário em novembro e eu que já amava a DV encontrei um motivo para começar, mais na minha cidade infelizmente não tem escolas de dança do ventre, gostaria que me indicassem alguns dvd's qu ensinam a dança, não é a mesma coisa do que ter uma professora com experiência mas já é um começo. Adorei o seu blog está maravilhoso. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!!
    A minha maior preocupação na hora de montar um coreografia com alguma musica que eu encontrei e gostei é a tradução, o que significa? Mesmo hoje em dia, é um pouco difícil encontrar a tradução, principalmente de músicas antigas

    ResponderExcluir
  6. olá gostaria de saber em que site posso baixar músicas pra dança do ventre somente instrumental sem vozes desde já obgd!

    ResponderExcluir
  7. Olá meninas Bom dia, esta pagina é feita para os amantes da dança. Estamos começando agora quem puder ajudar a divulgar! Obrigada -> https://www.facebook.com/dancaemversos

    ResponderExcluir
  8. Uouuu que coreografia fantástica deste segundo vídeo !
    Arrasou!

    ResponderExcluir
  9. Que site mais lindo. Encantador mesmo e como ajuda viu..obrigada pelas instruções valiosas.....beijo mallya BH

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS ESTOU ENCANTADA COM O SITE,DANÇO A UM SETE ANOS,AMO DANÇAR MAS NUNCA ME ARRISQUEI NUM SOLO,FICO INSEGURA,SÓ FESTIVAL DO STUDIO DE FINAL DE ANO E MESMO ASSIM EM GRUPO KKK

    ResponderExcluir
  11. to tentando dançar hips don't lie mais ta dificil lembrar os passos da dança do ventre

    ResponderExcluir