Tunicas árabes- Abaya, Cafta e Galabya e etc....

Foto by: Laure Bernard

Salam Habibas e Habibes, hoje vamos conhecer as elegantíssimas túnicas árabes, que vestem as mulheres do oriente e fazem parte de alguns estilos de dança sendo assim uns dos ítens indispensavéis no seu "bellycloset ".

Em minhas pesquisas muita gente dizia que era tudo a mesma coisa (bata, caftan, toga, vestido, capa, galabya )mesmo sendo usados de formas diferentes e recebendo variados nomes de dependendo da região, outros diziam que não, OU SEJA, A MAIOR CONFUSÃO!

Sendo assim  vou postar como as usamos e as diferenciamos no universo belly dance  já que encontrei certa dificuldade em diferenciar seu uso cultural. Mas também vou acrescentar o que encontrei de informações uteis dandao enfase nas ABAYAS já  que é a nomenclatura mais usada quando se refere as túnicas árabes. Vou continuar pesquisando com o intuito de  em breve melhorar esse post por aqui, espero que seja de utilidade para todos vocês.

               ABAYA - GALABYA- CAFTA- THOBE


DDo pescoço ao tornozelo elas usam uma vestimenta externa de seda ou sintética chamada de abaya. Algumas lojas vendem abayas que cintilam com diamantes de estilistas e linhas pratas, mas o objetivo inevitável de ocultar completamente o corpo da mulher continua inalterado." ("Saudi Customs and Etiquette", Kathy Cuddihy)


Segundo a Wikipédia, ABAYA é um vestido longo com ou sem abertura frontal, usado por algumas mulheres em partes do mundo mulçumano , incluindo a África do Norte  e a Península árabica. A  Abaya tradicional é preta com mangas longas e projetada para cobrir a mulher deixando a mostra somente mãos e rosto.

As Abayas são conhecidos por vários nomes, mas têm a mesma finalidade vestir com recato a mulher. Modelos contemporâneos são geralmente chamados de CAFTA, produzidas em tecidos fluídos como crepe ,georgette  e chiffon  Os estilos podem variar  de região para região: alguns abayat tem bordado em tecido preto, enquanto outros são coloridos e têm diferentes formas de arte através deles.

Vejamos  a citação do Alcorão: "Ó Profeta, dizer a seus esposas e filhas, e às crentes, para cobrir-se com uma roupa solta. Eles irão, assim, ser reconhecido e nenhum mal virá para eles" Alcorão 33:59  (Traduzido por Ahmed Ali ) é dada como o argumento para usar a abaya.





GALABYA - COMO USAMOS: Na dança costumamos usa-la nas danças folclóricas (bastão e bengala) geralmente com fendas nas laterais e caprichando nos bordados, tratando de cobrir a cabeça com véu e saia por baixo no caso de fendas nas laterais  usando saia por baixo para esconder as pernas, caso sua performance tenha cunho bem tradicional mesmo. pode- se usar um xale para marcar o quadril. Se a dança for mais moderna, pode-se usar da criatividade na composição do figurino, algumas bailarinas usam por cima do figurino de dança do ventre.








ABAYA -COMO USAMOS:  Vai por cima do figurino, como se fosse um roupão, alguns modelos possuem capuz e maioria tem aberturas fontais com botões devido a praticidade.São feitas em vários tipos de tecidos, podendo ser bordados ou não. Muitas bailarinas dão preferência as de tecido mais leve devido ao calor.. As abayas além de serem elegantes, são essenciais pois evitam que você fique andando de figurino por aí ( o que não é nada elegante), seja antes ou depois de se apresentar.

Na foto: Bailarina Alika Hanan veste Abaya do Ateliê Rosa dos Ventres.








CAFTAN- Digamos que é a Galabya por baixo com a Abaya por cima só que dessa vez acrescentando uma faixa, tal como na primeira foto dessa postagem onde a moça está de verde. 
Em alguma regiões a capa que vem por cima pode  chegar até  aos joelhos, as mangas são geralmente longas. Pode ser feito com lã, seda ou algodão. São muito usadas nos casamentos orientais.

Acredito que esse seja o estilo de túnica  mais usado no dabke, o vejo muito no estilo libanês, na maioria das vezes vai até o joelho e usa-se uma calça por baixo.




THOBE- Essa túnica tem muitos nomes variando de região para região, por exemplo: no Kuwait é chamada de Darra Zerri no Catar ela se chama Thobe El Neshel. Sua principal característica é a riqueza de  bordados principalmente na região frontal, é usada sem nenhum tipo de cinto ou faixa além de ser bem mais solta no corpo , e com mangas mais largas que os outros estilos de túnicas.

Na dança a utilizamos na modalidade folclórica chamada Khalige.









Usadas por noivas ou no dia a dia as túnicas são o que há de mais fashion no universo feminino das arabias, E NÓS ADORAMOS não é mesmo meninas???CONFIRAM só os LOOKS GLAMOUROSOS!!!













O que é Caftan?

É uma vestimenta em forma de manto ou túnica originária do Oriente Médio Oriente Médio, bastante popular em lugares como Turquia, Marrocos e Pérsia. A peça fez tanto sucesso que foi adotada na moda das mais diversas culturas  ganhando fãs inclusive no ocidente. De acordo com o blog Santa Saia...
"A caftan foi adotada no guarda-roupa ocidental entre as décadas de 1960 e 1970, durante o movimento hippie. O Caftan é uma túnica longa com mangas amplas. Há versões lisas, estampadas e bordadas".


5 comentários: