A Estonteante Dança Clássica Chinesa


     Salam habibes e habibas, férias acabando e eu já angustiada de ter que voltar pra faculdade e deixar o blog um pouco de lado, tem tanta coisa que quero trazer para vocês, mas essa eu não vou deixar passar.

     Sempre digo que é bom desbravarmos novos campos e não nos fecharmos para o conhecimento de outras possibilidades de dança.  Certamente ampliar os horizontes poder enriquecer e inspirar criações .      Tendo t isso em vista vamos conhecer hoje um pouco da Dança Clássica Chinesa, que é encantadora desde a didática aplicada para o aprendizado até sua riqueza coreográfica. 
Estudar a dança clássica chinesa e apreciar as performances do grupo Shen Yun é uma boa dica para quem gosta de montar grandes espetáculos, pode ter  certeza que você não vai se arrepender de conhecer a arte de um povo que de geração em geração vem aliando sua tão conhecida disciplina técnica a toda magia dos sentimentos e poesias da arte da dança, transformando os movimentos em espetáculo dignos de apreciação.


  DANÇA CLÁSSICA CHINESA


 Essa dança é uma arte  enraizada em cinco milênios de civilização chinesa. As suas origens remontam aos bailes em palácios imperiais antigos e tradições populares que foram passadas através das gerações.  Essa arte de tão aprimorada e estudada  tornou-se um sistema completo de dança, onde seus princípios  estéticos são baseados na cultura tradicional. 

  Dança clássica chinesa é uma forma de dança incrivelmente exigente, refinada, e expressiva. Ao lado do ballet, também é um dos sistemas de dança mais abrangentes que a humanidade conhece.É importante ressaltar que embora haja semelhança com o  ballet que conhecemos, são artes distintas com técnicas distintas para a execução.

Dança clássica chinesa e ballet podem ser vistas como irmãs, com talentos semelhantes que escolheram caminhos diferentes onde a chinesa reflete a historicidade e tem uma enorme influência cultural chinesa. Além de muitas outras diferenças em relação ao ballet  a Dança clássica chinesa tem uma relação especial com as artes marciais. 
  

A didática dessa dança possui três princípios fundamentais:


1 - Princípio - BEARING
É considerado o mais importante é algo como descobrir a sua essência na dança, enfatizando o lado espiritual , o modo de respiração e expressão emocional profunda de cada pessoa.Geralmente na nossa Arte( DV) , a gente começa aprendendo as técnicas físicas e sem querer vamos nos perdendo da expressividade pois a técnica dos movimentos ocupa maior parte de nossas preocupações, só  depois corremos atrás pra saber qual nossa identidade na dança e nossa maneira de expressar as emoções por meio dela. 
 Na dança clássica chinesa tudo se inicia com estudos para a percepção do espirito interior particular do bailarino e de suas expressões,  assim o bailarino vai retratar movimentos do seu cotidiano expressando a transformação mais profunda de seu estado emocional e descobrindo sua personalidade para a dança.

2- Princípio- FORMA

Refere-se as técnicas e métodos,de flexibilidade incluindo as centenas de movimentos e posturas requintadas dessa arte. Estudo das posturas onde muitas das poses efetuadas embora pareçam simples aos olhos de quem ver, exigem um alto grau de coordenação perfeita de todas as partes do corpo. Por exemplo, o movimento e rotação do tronco, a direção do olhar, o posicionamento dos dedos, e assim por diante, todos requerem precisão e coordenação.

3- Principio - HABILIDADE


 Refere-se a uma série de técnicas  aéreas altamente difíceis, incluindo giros no ar. Quando você for assistir videos dessa arte observe que embora pareça com ballet os movimentos tem um grau de dificuldade bem mais amplo sem contar a elegância dos movimentos das artes marciais do oriente, produzindo efeitos e aterrizagens lindas. 









E aí, gostaram? Não deixe de assistir os videos abaixo, são do grupo Shen Yun ,meu preferido, tentei copiar video do DVd mas ta bloqueado e no youtube não encontrei videos completos das performances, mas nesses videos de chamadas vocês podem ter uma noção do espetáculo.
Abraços a todos até a próxima:
Fonte: www.shenyun.com
Postagem e Adaptação do Texto por Aziza Zayn


Nenhum comentário:

Postar um comentário