A Primeira Vez que Vi Dança Árabe



   
  A história é bem longa mas vou resumir ao máximo.Era uma noite de junho de 1997 na cidade de Manaus em uma época que ninguém tinha internet banda larga em casa e celular era coisa rara de se ver. Essa  noite  parecia igual a todas as outras até eu aceitar o convite dos amigos para assistir o festival folclórico do bairro, mais conhecido como festa junina, onde se apresentam quadrilhas e no caso da cidade onde moro ciranda, cangaço e o que mais aparecer de dança.
  
 E lá estava eu já entediada no meio da multidão assistindo aquelas intermináveis apresentações de cirandas, não que eu não goste de ciranda mas nessa noite eu não estava afim de ver, e quando viro as costas para o tablado ( um tipo de palco a céu aberto) já saindo rumo a meu lar doce lar, eis que ouço o lucutor anunciar: E COM VOCÊS DANÇA INTERNACIONAL LIBIAAAAAAAAAAAAAAA!!!
  
  Viro-me novamente para o palco e uma música linda começa a tocar no fundo, (Amr Diab -Werge't Min Elsafarr, segunda musica da playlist do blog) com um ar de mistério, algo diferente que nunca tinha escutado até então, mas que parecia que me pertencia e foi tomando conta de mim, fiquei maravilhada, o coração começou acelerar no peito quando de repente eles começaram a entrar no palco vagarosamente, uma fila de casais muito bem trajados, em preto, branco e prata. As meninas lindas bem maquiadas sorridentes e simpáticas e os meninos uns gigantes, lindos e cheios de expressividade, e eu lá na plateia tentando compreender tudo aquilo, tentando assimilar a tamanha emoção que tava sentindo.

  Chorei, gritei, aplaudi vibrei em todas a musicas que dançaram, uma mais linda que a outra, e no coração só uma vontade: EU PRECISO DANÇAR ISSO! Assim que o grupo se retirou do palco, dei a volta vencendo a multidão até chegar neles, puxei um dos bailarinos pela camisa(Janderson), e a pergunta foi:  pelo amor de Deus como faço para fazer parte desse grupo?

     Nem dormi direito esse dia, cheguei em casa fiquei tentando reproduzir os passos, minha irmã é testemunha ocular desse fato, e 10 dias depois eu já estava lá no ensaio deles em uma quadra de escola publica mais especificamente no bairro do japiim, sem espelhos, chão sem cerâmica  mas era o oásis de um grupo realmente amigo e unido que até os dias de hoje se reúnem e muitos ainda dançam e como dançam.
    
    Em 1998 eu já estava com eles, dessa vez não mais na plateia, mas de mãos dadas no palco sentindo pela primeira vez o chão tremer de baixo dos pés, e fui solista do grupo também nesse ano (tomara que não tenham filmado isso) kkkk afinal a gente não aprendia DV nem Dança Árabe a agente imitava DV, era tudo na raça e na coragem e não tinha muita informação a respeito, principalmente de tecnicas de dança ou da parte cultural mesmo. 

No Centro- Aziza Zayn- 1998

   Embora não tenha mais me apresentado desde então em nenhum grupo de Manaus  devido as circunstâncias da vida que sempre me impediram de viver a dança do jeito que quis, sempre acompanhei o trabalho de todos e nunca deixei de dançar em casa, ou seja A DANÇA ÁRABE NUNCA MAIS SAIU DE MIM e até hoje as Danças Árabes são minha maior paixão nessa vida, assumo que sou dependente, NÃO CONSIGO VIVER SEM!

   Então deixo aqui um video da Dança árabe que vi pela primeira vez na vida , é de 1997  a imagem não está muito boa mas ainda assim me emociona...estou com os olhos cheios de lágrimas FOI UMA FASE MUITO BOA NA MINHA VIDA, e assim como é na vida te todos que conhecem essa arte.... FOI UMA DAS MELHORES COISAS QUE JÁ ME ACONTECEU!!!

Agradecimento Especial a Enoque Morais meu primeiro professor de Danças Árabes, excelente coreógrafo  e que me ensinou a danças masculina rsrsrsr. 
Agradeço também ao Moandro e Lindoval coreógrafos do grupo feminino super empenhados e bailarinos que me inspiram até hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário