Expressão facial na Dança - Com que cara eu vou?


Quem ama dança de verdade  sabe que a expressividade é o fator chave para uma brilhante performance ,afinal sabemos que mais importante que dominar  técnicas elaboradas de movimentos, é saber trabalha-los em harmonia com os gestos e fisionomias, pois, de nada adiantar ter uma dança composta de movimentos perfeitos, sendo executados com a música mais maravilhosa de todos os tempos se a performance em seu contexto geral não comunica, não toca o coração de quem assiste,não encanta, não transborda em aplausos sinceros. 

  É por isso que hoje aqui no bellymaníacas vamos saber um pouco mais acerca  de um dos grandes fatores responsáveis pelo sucesso na comunicação em sua performance que é a famosa  EXPRESSÃO FACIAL.Esse é um tema bem complexo, que rende um post gigantesco, então procurei resumir ao máximo deixando algumas dicas básicas para auxiliar você que está em busca de desenvolver e aprimorar sua expressividade na dança. Vale ressaltar que cada um tem sua maneira de sentir e interpretar mas podemos trilhar alguns  caminhos que facilitam nossa jornada, vamos lá conhecer alguns!


- 1 Você dança o que sente- 

O que você estiver sentindo e até pensando ficará evidente em sua expressão pois as emoções transparecem em nosso rosto, ainda que não percebamos e  se  de algum modo tentamos disfarçar ou fingir sempre tem aquele que percebe, fora isso  quando fingimos nossas emoções corremos o risco da performance ficar mecânica, monótona  e sem vida. Por isso é importante ser honesto com seus sentimentos e realmente dançar o que se sente.



  - 2 Técnica X Emoção.  
 Essas duas habilidades são fundamentais na dança e uma não vive sem o outra, mas tenha muito cuidado! Não treine somente movimentos e técnicas de dança, busque o equilíbrio incluindo nos seus estudos técnicas de interpretação, procure trabalhar sua sensibilidade e emoção linkando-as com as técnicas para que uma habilidade não sufoque a outra. Reserve um tempinho em casa para treinar com liberdade, sentindo cada nota da música, tentando ouvir o que ela diz a seu coração seja pela letra, seja pela melodia, permitindo assim que sua essência aflore externalizando naturalmente suas emoções.

Muitas vezes quando estudamos técnica  sem perceber  deixamos as emoções de lado focalizando somente na correta execução dos movimentos e suas combinações não dando vasão as nossas emoções nem a maneira como estamos sentindo a música e os movimentos e é assim que nossa dança vai ficando sem alma, sem brilho sem identidade.

-3  Interpretações Cênicas.

Dançar  é também atuar e dependendo da letra da música pode existir ali um personagem que pode ser visto através de você, por isso é importante que trabalhemos o poder da interpretação. Interpretar ao meu ver não é fingir que se é alguém ou uma coisa, é ser! E ali naquele momento no palco você tem que ser o que a música diz que você é, tem que sentir o que a música diz que você sente. Eis aí um desafio que necessita de muita alma e desprendimento, mas a gente chega lá!




Quer aprimorar ainda mais seus dotes cênicos? BRINQUE, SE JOGUE SE DIVIRTA  SEM MEDO DE ERRAR! 
A- pegue sua escova de cabelo faça de microfone e duble o Fadel Shaker cantando Ya Ghayeb ou então dance pensando no seu amor... se não tiver Fadel serve a Shakira se imagine em um palco e arrase!
B- Escolha uma música bem triste (que vc goste), dance uma dor da sua história de vida, se joga no sofrência e vai.
C- Para se recuperar da sofrência pegue uma música alegre e dance sua felicidade,sua festa seu lado criança.
D-Pegue uma trilha sonora de filmes (Piratas do Caribe, 300 )Dance sentido-se a guerreira, a invencível a destemida, a toda poderosa, a rainha de um reino exuberante e manda ver na interpretação.

Estas são só algumas das infinitas possibilidades de treino para trabalhar sua expressividade na dança.Garanto que além de divertido você estará treinando sua percepção de humor das músicas assim como aprimorando sua  sensibilidade cênica.

 - 4 Vou Dançar, que cara  devo fazer?

  Devo fazer aquela cara de sofrimento, como se tivesse com dor de barriga, ou aquela cara de eternamente feliz com o sorriso de orelha a orelha que nunca se desfaz? Bom a coisa vai depender do humor da música e da mensagem a ser transmitida por meio dela.
  Penso que o mais importante não é que cara você deve fazer é o que você deve sentir, afinal seu rosto mostra naturalmente o que você sente! Seu sorriso é mais lindo e natural se você se sente de fato feliz, alegre e confiante. Cuide também do seu olhar pois este tem o poder de emitir o brilho ou a escuridão da sua alma, tem o poder de atrair ou repelir ,tem o poder de vulgarizar ou dar elegância a sua dança, então esse é outro ponto que precisa de estudo e cuidado pois o direcionamento e formas de olhar influenciam na expressividade no geral.

  Como foi dito anteriormente lá em cima um ponto realmente importante É SENTIR PRINCIPALMENTE  A MÚSICA E NÃO SOMENTE OUVI-LA,lembre-se que nesse momento a melodia é sua voz, por esse motivo é importante ter sensibilidade e dançar músicas que te dizem algo,que tocam seu coração, alcançam  suas emoções e tenha um significado para você. Música boa para dançar é aquela te chama de um jeito que é impossível conter os movimentos. Sua expressividade estará prejudicada se a música ou o ritmo não te causa nenhuma emoção tornando complicado a sintonia entre sua alma e a melodia.

Em qualquer situação seja lá o que quer que esteja interpretando CUIDE DO SEU CORAÇÃO em cena, SINTA AMOR E ADMIRAÇÃO!não somente pela música que toca, mas amor e admiração por você mesmo, isso aumenta sua confiança. SINTA GRATIDÃO afinal esse é um dos sentimentos mais importantes, ser grato pelas suas conquistas, pelo publico que está ali lhe assistindo, pela oportunidade de estar fazendo o que gosta e etc. Esses pequenos grandes sentimentos transbordam expressividade positiva abrilhantando nosso olhar, nosso sorriso e gestos transmitindo  uma boa energia de sua alma para o publico  comunicando assim o que há de melhor em você, aumentado as chances de um retorno positivo da plateia. Dançar com um coração limpo, entregue e cheio de amor é algo que naturalmente se nota NA CARA e o contrário também!


  Bons Treinos!
------Aziza Zayn
 


2 comentários:

  1. Aziza, que blog incrível! Dei uma revirada rápida, e amei!!!
    Grata pela visita. Vou indicar teu blog para as amigas.
    bjs

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  2. Fiz minha primeira apresentação no fim do ano passado. Foram quatro apresentações num fim-de-semana em que tudo de desastroso que poderia acontecer (exceto morte) aconteceu. Estou séria em todas as minhas fotos. Nem maquiei os cílios inferiores porque sabia que poderia chorar a qualquer momento. Minha professora, se pediu SORRIAM, SORRIAM, como a de balé pedia às suas, não lembro, mas não teria feito a menor diferença. Fiz o que pude, dei o meu melhor, o topo do meu melhor, mas sorrir estava fora do meu corpo.
    Assisti às apresentações de balé, em que as meninas eram obrigadas a sorrir e - meu Deus - como elas erravam quando lembravam de sorrir! A relação era incrível! É claro que tinha a ver com concentração/distração, nervosismo, inexperiência, mas se essa exigência existe deve ser explicada às "dançantes" assim que começam os ensaios, justamente para que se munam de técnicas de expressão de emoção facial assim como das técnicas que utilizam para dançar.
    Não sentir o menor desconforto com relação à plateia, só não me pedissem sorriso. Prazer, sim! E estava na minha dança.

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