Aprendendo a Aprender e a pressa de ensinar!


 No post de hoje vamos ver dicas de como APRENDER A APRENDER, pode parecer estranho mas muita gente não sabe aprender e para piorar ainda existe os que já querem ensinar sem antes aprender, isso acontece muito principalmente na dança do ventre. Em sua jornada belly dance você vai se deparar e muito com essas situações e com pessoas difíceis de ensinar e aprender, tudo isso porque lhes falta o principal fator para uma aprendizado genuíno que é a HUMILDADE.! 


1- Passo: Quem abre o CORAÇÃO para o conhecimento aprende mais rápido e melhor.

  Ainda que tenhamos nos matriculado em uma escola  nem todos estamos abertos para aprender de fato e de verdade, embora estejamos ali com esse objetivo. O primeiro passo para abrir seu coração é reconhecer que dentro de você existe um ego que precisa ser equilibrado, existe uma vaidade que precisar ser bem direcionada, é preciso compreender que para aprender é necessário principalmente adquirir humildade suficiente para não se sentir inferior pelo fato de estar sendo ensinado e por vezes corrigido.
   Em resumo aceitar ser corrigido é fundamental!

2- Passo: Não se Apresse em Ensinar.

  Não são poucos os casos em querer ser professora assim que entra em uma sala de DV, e não tem nada de errado nisso, mas antes de entrar nessa onda reflita a respeito dos reais motivos que levam você a esse desejo, tendo em vista que uma maioria quer ser professora por necessidades do ego não por identificação genuína com o ato de ensinar. 

O fato é que para algumas,  ensinar configura SER SUPERIOR, SER O MELHOR,ESTAR ACIMA e xatamente por esse motivo que tem muita mulher querendo desesperadamente ser professora de DV, não porque se identifica com a arte de ensinar como falei anteriormente, mas porque na cabeça delas ser professor é ter o status de melhor bailarina. Seguindo esse errado raciocínio vindo da necessidade de satisfazer o ego, fixam na mente a ideia de que a realização plena com a arte só acontecerá se forem professoras.Já adianto que isso é um TREMENDO ENGANO!

 Nesse sentido tenha muito cuidado! as vezes a pressa em ser professora, também pode atrapalhar seu aprendizado, uma vez que pode gerar ansiedade em aprender tudo de uma vez e rápido, dessa forma a ansiedade toma conta e se não se policiar acaba pulando fases essenciais para um aprendizado assertivo. Se você deseja de coração assumir essa responsabilidade tenha em mente que é necessário muito estudo, preparo técnico e principalmente uma boa dose de auto senso critico para avaliar se já esta capacitado nem que seja no nível básico para essa função.


3- Passo: Cuidado com a Síndrome do Autodidata

 E por falar no povo que acha que ensinar é ser superior estes consequentemente acreditam que aprender de alguém é ser inferior e submisso. Dai tem orgulho de gritar ao quatro cantos que é autodidata. Na minha concepção você que estuda por meio de DVDs, de videos no youtube e pelas mais diferentes ferramentas disponíveis, sinto muito lhe dizer, mas de algum modo você está sendo ensinada por alguém ainda que esteja aí na solidão do seu quarto. 
 Para mim você seria autodidata se estivesse em uma ilha deserta e nunca tivesse visto DV e saísse de lá dançando do jeito que tem que ser. Para se aprender algo no minimo precisamos da formula básica para que possamos evoluir, no minimo precisamos de referência para que possamos nos polir, no minimo precisamos novamente da humildade para reconhecer que não somos autossuficientes e quem em nossas descobertas alguém em algum momento nos ajudou.

4- Passo: Seja grato

  Meu pai sempre dizia que  você sente gratidão sincera para com quem lhe ensina, essa energia passa para quem o está ensinando e este não consegue guardar os segredos daquilo que conhece , porque se orgulha em saber que está contribuindo para seu crescimento, na plena certeza de que será reconhecido. É bom  para um mestre  ver que seu aluno está crescendo em conhecimento, mas é infinitamente mais gratificante sentir-se valorizado e reconhecido por ele.

 Imagino como deve ser péssimo ter que ensinar para corações ingratos, sim algumas professoras são obrigadas afinal são pagas para isso, mas deve ser terrível principalmente ensinar para aqueles que acham que já nasceram sabendo. Fora que em muitos casos os ingratos transformam a a relação ensino aprendizado em uma competição com a professora, e esta  ao invés de ser vista como referência para o aperfeiçoamento, passa a ser o objeto da auto superação do ingrato.

   Mas você quer ver mesmo o circo pegar fogo? Junte os ingratos e os metidos a autodidatas e coloque na aula da professora que não aprendeu a aprender, O BARRACO TA ARMADO, e sim meus amigos esses encontros acontecem sempre!

5 passo- Não tenha medo de dizer NÃO SEI!!

  No fundo no fundo bem no fundo existe dentro de nós a vaidade do EU JÁ SEI, EU JÁ SABIA e essas duas vaidades perigosíssimas nos impedem de assumir nossa ignorância, é como se de algum modo bloqueássemos a realidade tão certa do ditado que diz:  ninguém nasce pronto, nem sabendo de tudo.

 Dizer eu já sabia massageia o ego ao passo que dizer EU NÃO SEI pode ser dolorido para o ego, pois para alguns representa, fraqueza e submissão, já para os verdadeiramente sábios que ultrapassaram as barreiras do próprio entendimento e compreenderam que somos seres em aprendizado eterno e que trocamos conhecimento o tempo todo, DIZER NÃO SEI,É FELICIDADE! pois essa passa a ser  uma palavrinha mágica que nos atiça para novas descobertas, ampliando nossos horizontes nesse infinito de   possibilidades que é o conhecimento.


6- Não se feche para o conhecimento ou reconhecimento daquilo que já sabe.

 Quantas vezes alguém veio empolgado contar ou mostrar algo que aprendeu e você cheio de sí respondeu: ah isso ai eu já sabia, isso aí eu já sei. Eu mesmo fiz isso inúmeras vezes só para não dar o gostinho da pessoa achar que estava me ensinando algo(aquela tal falta de humildade que falei no começo). Aprendi que esse comportamento era nocivo  e refletia minha vaidade, infelizmente só percebi depois de perder várias chances de aprendizado, até mesmo quando se tratava do que eu realmente achava que já sabia. Vou dar um exemplo para que você entenda melhor.

  Certa vez uma amiga me perguntou Aziza você sabe fazer o oito maia para cima? na hora pensei em responder que já sabia faz tempo, mas respondi que não sabia direito. Então ela toda faceira e orgulhosa de estar me ensinando algo começou a me explicar com muita dedicação  AQUILO QUE EU ACHAVA QUE JÁ SABIA.
   
   Para minha surpresa a coisa tinha uma técnica e um modo de sentir o movimento totalmente diferente da maneira com a qual aprendi. Resumindo toda história aprendi uma maneira diferente de ver o oito maia que me abriu um leque de possibilidade para compreensão de outros movimentos. Hoje já não me fecho para nenhum conhecimento, mesmo que ache que já saiba daquilo, afinal sempre tem algo que precisamos aprender ou que deixamos escapar nos primeiros aprendizados, sem  contar que as mesmas coisas vindas de pessoas diferentes, vem com bagagens diferentes que podem acrescentar experiências positivas no seu conhecimento.
 Então da próxima vez que surgir a oportunidade de aprender algo novo ou rever o que já sabe, NÃO DEIXE ESCAPAR, ASSUMA QUE VOCÊ NÃO É DONO DA VERDADE E QUE TEM HUMILDADE O SUFICIENTE PARA SE CURVAR E APRENDER!

    “Ninguém é tão sábio que não tenha algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar.”
                                                                                                                    ―Blaise Pascal


Beijos até o próximo Post sobre Aprendendo a Aprender!!
-----Aziza Zayn

Um comentário:

  1. É verdade cada dia aprendemos uma coisa diferente. Adorei seu cantinho.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir