Vintage Bellydance - Nesrin Topkapi


 A postagem de hoje é para você que ama dar uma espiada na DV de antigamente e ter uma noção da evolução técnica dessa arte através dos tempos.Particularmente adoro ver a dança em sua fase mais crua sem muitas influências, não que eu seja contra a evolução da arte e suas modernidades desde que seja  executada com critério, bom gosto e equilíbrio  sem descaracterizar de mais a ponto de não reconhecermos a DV em sua essência.


 O fato é que  cada tempo histórico tem sua beleza! hora ou outra faz bem olharmos para trás e vermos o quanto nossa amada arte veio evoluindo para as características que visualizamos nas performances modernas, afinal tudo que resiste e passa por diversas culturas sempre se renova devidos as mais diferentes influências.  Ainda assim mesmo com tantas evoluções sempre tem aquelas bailarinas estudiosas que valorizam os primórdios da DV conseguindo mantér intactos os fundamentos dessa arte maravilhosa em meio as mais modernas criações. 
Nesse sentido trouxe aqui para as páginas do bellymaníacas um diva dessas em que sua história de vida se entrelaça  com a história da DV, pois dedicaram sua vida a essa arte.É super legal conhecer as divas do passado,quem sabe daqui a 100 anos alguem vai estar lendo a História da Ju Marconato (minha diva inspiradora) estudando seu movimentos ou querendo saber como se dançava em 2015 (rsrsrsrrs), assim como fiquei curiosa em conhecer as principais características da DV na década de 70 e 80.

                     UM POUCO DE NESRIN TOPKAPI  

Nesrin Topkapi é uma bailarina turca muito famosa nos anos 70. Ela nasceu em Nesrin Gokkaya no ano de 1951 e se apaixonou pela dança desde muito cedo tanto é que aos 6 anos por meio do ballet cássico  ela já se apresentava nos palcos.  Com apenas 15 mudou-se para Inglaterra, onde  emorou e dançou por 8 anos, em 1974  Ela se mudou  para Istambul   trabalhando em muito locais elegantes, como o Maksim Gazinosu, um casino famoso em Istambul. Nesrin  trabalhou na  Turquia por três anos e teve a oportunidade de dançar em muitos eventos de prestígio. E para quem pensa que ela já nem existe mais fico feliz em informar que a Diva  continua na ativa e ensinando a arte. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário