Quero Ser Professora !



 O post de hoje chama para a reflexão a cerca dos reais motivos que levam bastante meninas a  entrarem nessa onda de serem mestres bellydance. Acho importante abordarmos ainda que basicamente esse tema que no meu ponto de vista é bastante complexo e polêmico pois é comum vermos na esfera bellydancer aspirantes a bailarinas profissionais exercendo a função de professora sem nem ao menos ter os requisitos básicos para essa função que envolve não somente conhecimentos técnicos, culturais e muitas vezes anatômicos mas também o sonho de  outras pessoas em aprender essa maravilhosa arte.

    Acreditem!não são poucos os casos em que  alunas passam a desejar o titulo de professora de dança do ventre assim que pisam em uma sala de aula, valendo aqui ressaltar que não tem nada de errado nisso, afinal,essa arte encantadora acaba se tornando o sonho profissional de muitas, o problema não está na vontade de ser professora de DV, o problema está na precipitação, está no atropelamento de fases de aprendizado e preparos essenciais para uma função que a meu ver é seríssima por diversos motivos que se eu fosse citar um a um não caberia neste post.

   O fato é que essa  situação  ocorre não é de hoje no meio bellydance onde amadores que se auto denominam professores além de fazerem várias vítimas didáticas lhes causando perda de tempo e dinheiro indiretamente também prejudicam o mercado uma vez que causam frustrações, desilusões e até desistência definitiva para alguns em praticar a arte  por inúmeros motivos. Fora isso existe o agravante de que essa situação desestimula e desvaloriza profissionais de verdade que lutaram e investiram suas vidas emocionais e financeiras em seu preparo com intuito de oferecer um ensino  coerente e de qualidade no que tange a arte da dança do ventre. Nesse sentido é importante que antes de assumir o papel de "bellyteacher"  se faça uma analise interior que leve a refletir a respeito dos reais motivos que levam você a esse desejo, veremos a seguir os dois principais motivos equivocados que levam a precipitação, valendo lembrar que são muitos os motivos errôneos, mas esses dois são a base da desgraça.

1- Ser professora para ser famosa.

  Acreditem minha gente, grande maioria quer ser professora por necessidades do ego não por identificação genuína com o ato de ensinar.Tem muita menina que deseja ter fama e visibilidade por meio da Dança e só por esse motivo desejam o titulo de professora, afinal na cabeça do povo quem é professora domina todas as técnicas e segredos da arte e com esse titulo fica supostamente mais facil chamar atenção para sí. Mas essas são relativamente fáceis de identificar, são aquelas que enxergam nas alunas somente uma ponte para atingir seus objetivos sendo um deles garantia de renda para investir em figurinos e workshops e vá por mim se ela de fato sabe alguma coisa importante para seu conhecimento ela não vai ensinar, afinal essas também costumam enxergar nos alunos os futuros concorrentes.

  Sendo assim o máximo que você vai aprender com pseudo professores desse tipo são coreografias sem consistência e para seu azar se não detectar a fraude a tempo vai passar uns 10 anos tendo aula e ainda assim não saberá nem se quer fazer uma combinação de movimentos que se aproveite em um determinado ritmo.

2-Ser professora é ser a melhor bailarina

 Para muitas ensinar configura SER SUPERIOR, SER O MELHOR,ESTAR ACIMA, ao passo de que quem aprende é submisso e é exatamente por esse motivo que tem muita mulher querendo desesperadamente ser professora de DV, não porque se identifica com a arte de ensinar como falei anteriormente, mas porque na cabeça delas ser professor é ter o status de melhor bailarina, é ser a top das tops.
 Seguindo esse errado raciocínio vindo mais uma vez da necessidade de satisfazer o ego, fixam na mente a ideia de que a realização plena com a arte só acontecerá se forem professoras afinal se ensina é porque já sabe, como se ser professora fosse o atestado de que são realmente bailarinas. Se isso passa pela sua cabeça, desista agora...NÃO VAI DAR CERTO!
Pelos Motivos Certos
  Se você realmente deseja ser professora de DV, faça-o pelos motivos certos, porque ama ENSINAR,porque tem no peito um coração amoroso e respeitoso  capaz de enxergar nos seus alunos não uma fonte de renda,mas seus filhos na arte. Vendo neles os grandes famosos os grandes bailarinos formados por você, os alunos são pessoas que confiaram seus corpos e seus sonhos a você e a base de tudo no que se refere a dança em sua vida, deve ser eles.
  Se você pensa assim, parabéns você é verdadeiramente um professor de alma, afinal  o verdadeiro mestre é aquele que serve  e tem a consciência que o ato de ensinar não é somente ter titulo de sabedor de algo, mas é uma enorme responsabilidade que envolve  muito estudo,tempo, preparo técnico, investimento financeiro muitas vezes pesado em cursos e aulas com profissionais de ponta reconhecidos por possuírem uma bagagem teórico e prática capaz de contribuir com seu desenvolvimento profissional. 

  Mesmo que você seja um professor de alma com os motivos certos,é importante que antes de se autodenominar professora ou até mesmo abrir uma escola, certificar-se de ter ao menos pré requisitos tanto de conhecimentos que envolvem aspectos fundamentais para o ensino da dança do ventre como  de gestão de negócios e carreira.  Mas principalmente tenha uma boa dose de auto senso critico para avaliar se já esta capacitado nem que seja no nível básico para essa função.

  Agindo assim você estará sendo ético com seus colegas de profissão, além de respeitoso com as pessoas que aprenderam uma nova forma de viver a vida por meio da dança através de você.Por isso cautela e paciência sempre pois ser profissional na dança envolve mais que glamour de figurinos e holofotes no palco envolve sonhos e histórias de vida!


------------ Aziza Zayn!

3 comentários:

  1. Faço DV ha dois anos e um pouquinho..Estava numa fase muito dificil e a dança me ajudou muito...Vencendo limites e aprendendo a me aceitar como sou..E é isso q quero passar pras minhas alunas quando eu for professora..Quero passar pra elas alem da tecnica o quanto a dança pode ser um porto seguro..Alem de nos transformar em mulheres fortes e lindas...Namaste.

    ResponderExcluir
  2. Muitas amigas de dança já me acham capaz de dar aula de DV.Acredito que seja pq em aula estou sempre pronta a ajudá-las e procuro passar meus cohecimentos sobre as modalidades e ritmos através de minhas próprias curiosidades e pesquisas. Tb ajudo a professora a montar coreografias, mas eu é que acho que elas vêem em mim uma capacidade que eu ainda não enxergo, por isso ainda não me sinto capaz de ser professora.

    ResponderExcluir
  3. Eu já leciono, porém quero dar um novo rumo na carreira.Juntar o que sei e gosto de fazer, que é lecionar,com aquilo que me dá o maior prazer na vida.Quero dar uma guinada profissional e como já leciono...Bom, sou professora há 15 anos! Agora quero me dedicar, me comprometer para passar todo o conhecimento que estou adquirindo sobre a dança do ventre para minhas alunas.Sei que posso fazer isto na própria escola onde trabalho, há uma abertura para projetos desse tipo.Estou empolgada com este meu projeto profissional!Faço aulas de dança do ventre há uma ano e meio e sei que vou chegar lá quando for a hora!Como disse Warren Buffet:"Faça aquilo que gosta e não terá que trabalhar um único dia na sua vida!"

    ResponderExcluir