Nervoso antes da apresentação


  O dia da tão esperada e sonhada apresentação chegou e com ele uma avalanche de emoções capaz de causar um turbilhão de ataques nervosos acompanhado muitas vezes de um verdadeiro pânico interior só de pensar  que estará ali em frente à um publico, dançando para TODO MUNDO VER, mesmo o mundo todo não estando lá,é assim que a gente se sente.

  Em meio a esse turbilhão cada um expressa seu nervoso a sua maneira reagindo de formas diferentes, e são nos bastidores que mais se tem o risco dos nervos a flor da pele  virem a tona transformando camarins e corredores em verdadeiros campos minados   cheio de bailarinas  impacientes, e estressadas capazes de fazer qualquer um se sentir em guerra na  faixa de gaza.  

  O nervoso muitas vezes pode ser gerado pela ansiedade ou até mesmo medo, isto pode influenciar negativamente não somente nos relacionamentos atrás das cortinas mas em sua performance no geral , uma vez que  pode afetar a consciência corporal tão gravemente  a ponto de você não sentir seu quadril ,braços e etc afetando também os sentidos,  há quem diga que não consegue ouvir a musica ficando meio surdo e perdido em seus pensamentos,outras se queixam que o nervoso afeta também a velocidade motora umas ficaram mais lentas do que a coreografia pedia e outras aceleraram.

 Nesse sentido é importante a busca pela tranquilidade para que se possa aproveitar positivamente esse momento tão especial onde sem dúvida nenhuma a preparação em vários níveis, sejam eles emocionais, fisícos, psicológicos e técnicos podem ser  elementos importantes capazes de acrescentar  segurança, concentração e assertividade na sua conduta. 

COMO VENCER O NERVOSO?

 Embora existam as mais variadas técnicas para se vencer o nervosismo, a grande verdade é que não existe uma receita pronta  já que cada um responde de forma diferente aos estímulos e emoções, nesse caso uma boa dose de auto conhecimento pode ajudar. Como por exemplo: tem pessoas que se isolam das outras e ficam quietas no seu canto para se acalmar e tem aquelas que quando isoladas PIRAM DE VEZ, ou seja, descobrir o que lhe acalma pode ser o primeiro passo rumo a tranquilidade e segurança.
    
Olha aí a galera se virando como pode:




Dicas para ficar no maior Relax 


O controle da respiração e os EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO são freqüentemente utilizados para ajudar a superar crises de nervosismo. Estas técnicas, parte essencial da IOGA e de vários tipos de MEDITAÇÃO, são ensinadas na preparação para o parto e a doentes que sofrem do coração. Algumas delas são simples e podem ser praticadas a qualquer hora, sem as outras pessoas notarem.
-
Nunca tome tranquilizantes ou outras drogas, a não ser por receita médica, e nesse caso só nas doses recomendadas. Se lhe for prescrito um tratamento curto de tranquilizantes, não o interrompa sem falar com o médico e não misture os medicamentos com álcool.

-
No dia da apresentação  durma uma pequena sesta. Programe o seu tempo para não chegar cedo demais, de forma a não ter possibilidade de ficar remoendo a sua preocupação, nem tarde, ofegante e transpirando. Certifique-se de que você está levando todo o material  de que vai precisar e que estão em ordem.

-
Se for necessário falar, tente fazê-lo com clareza e devagar, recorrendo, se for o caso, aos exercícios respiratórios. Não coma as palavras nem fale entre dentes falar depressa demais, poderá perder a sua linha de pensamento.
(fonte: Saúde no Click)


Um comentário:

  1. É visível o furação interior provocado pelo nervosismo e ansiedade em algumas apresentações, e é visível também como a bailarina relaxa após uns 3 minutos de dança quando a apresentação começa a fluir com outra energia, mais natural, quando ela começa a relaxar

    ResponderExcluir