Dabke



 DABKE(Significa bater o pé no chão)
 O Dabke conhecido também como dannça do Leste é uma dança folclórica alegre e  tradicional entre os povos árabes principalmente no Líbano, Síria, Jordânia e Palestina. É um estilo muito usado em celebrações que dependendo da região, pode ser dançada por homens e mulheres ou até mesmo por toda a familia.
 É executada em grupo onde os integrantes se alinham de mãos dadas por uma longa cadeia de dançarinos homens e mulheres que vão se movendo em círculo aberto, ou ao longo de extensão da  linha.
Esta linha tem um líder  "cabeça da linha", ou lawweeh ("vacilar"). O líder pode improvisar, com giros e performances ousadas enquanto o resto dos bailarinos mantém o ritmo batendo os pés no chão no ritmo da música. O líder segura um lenço ou um terço árabe conhecido como masbha os girando-os com o braço para o alto.


TIPOS DE DABKE
 *O Popular- no qual se repetem os mesmos passos  fazendo com que seja possível aprendê-la durante uma festa. 
* O Coreografado-Com movimentos mais elaborados e a linha faz desenhos mais complexos  agregando passos libaneses, sírios, palestinos, egípcios, etc.
  
Na Palestina, os tipos mais comuns são os de dabke samaliyyah e sarawiyyah -dançado nos casamentos, batizados e feriados nacionais. que tem seis frases e medidas - e o que tem frases qurradiyyah quadrado (de quatro ou oito compassos).
Outro tipo é o niswaniyyah dabke, dançado especificamente por mulheres. Cada tipo de dabke tem o seu correspondente conjunto de canções próprias, cujo tema é quase sempre o amor.

 

 
DABKE MASCULINO

                                                                         DABKE CASAIS
                                                                     DABKE FEMININO

Nenhum comentário:

Postar um comentário