Dança com Bengala - Raks al Assaya

Bailarina Dani Nur
BASTÃO( símboliza  virilidade.)
Teve sua origem no  Alto Egito, e as músicas que acompanham este folclore típico também são conhecidas como Saaidi que significa: alegria, felicidade.A dança com bastão é conhecida como uma dança tradicionalmente masculina denominada Tahtib, é o termo moderno egípcio para uma forma tradicional de dança folclórica egípcia envolvendo uma vara de madeira, também conhecida como "dança do bastão".  Às vezes, é também descrito como um pedaço de pau ". dança-jogo ", ou como uma luta altamente ritualizado simulada acompanhada por música.
Foi adaptada para a dança feminina e nesta versão  dança- se geralmente acrescentando alguns movimentos marciais e giros mais impactantes com pequenan batidas com uma das pontas do bastão no chão, sem perder a graça e a leveza que são fundamentais contrastando com alguns movimentos brutos. 

*Existe a versão libanesa desta dança, que é derivada dabke e em oposição ao saidfallahi ou baladi utiliza-se o ritmo nawari. Mas, como há um intenso intercâmbio entre as culturas do mundo árabe, principalmente na música e na dança, é possível observar um mix entre said e nawari, dois ritmos de 4/4.(Izis Zahara)

BENGALA
*Essa dança é tambem denominada Raks Al assaya. Há relatos de que em tempos antigos, quando chegava o final da tarde, os pastores que tangiam rebanhos com bengalas ou bastões dançavam alegremente com suas mulheres nos oásis e em volta das tendas nas noites enluaradas e pode ser dançada com os mesmos ritmos do thahtib e em casal.
Nessa versão dança-se com felicidade, graciosidade e giros da bengala em harmonia com quadris, tendo cuidado com a vigorosidade dos giros para não perder a levesa na dança.
 Você pode se inspirar em uma coleção de fotos no nosso album CLICANDO AQUI
PERFORMANCES: neste video movimentos criativos e ousados que enriquecem a coreografia.
No segundo video PERFORMANCE EM GRUPO com BASTÃO.
Neste terceiro video uma apresentação divertida e muito linda feita por crianças, vale a pena assistir.

  

Um comentário: