Dança do Ventre com Véu



 Um dos acessórios mais usados na dança do ventre, é com toda certeza,o véu. Este elemento  acrescenta um toque de elegância, mistério e beleza visual a performance da bailarina como se fosse uma extensão da mesma, specialmente quando o véu flui graciosamente com seus movimentos, é exatamente por isso que ele é tão fascinante.


 Esse estilo de  dança pode variar de acordo com a intenção e criatividade da bailarina onde esta pode dançar com um, dois ou até nove véus. 

  Existem muitas teorias a cerca da origem do uso deste acessório,alguns estudiosos dizem que não faz  parte tradicionalmente da dança oriental e foi incluido por bailarinas ocidentais, já outros dizem que é possivel encontrar textos datados da época do antigo Egito relacionados ao uso do véu na dança, sendo assim ja faziam parte das performances orientais embora fosse pouco usado pelas egipcias  e  as libanesas o usassem de forma bastante simplistas.


BAILARINA COM  DOIS VÉUS- VÉU DUPLO


   O fato é que o VÉU se tornou não somente simbolo da mulher árabe mas também da mulher que pratica dança do ventre. E se foi o ocidente que deu origem a esse estilo, foi um tiro certeiro, uma forma de homenagear essas guerreiras através da dança, expressando a  LIBERDADE e revelando toda a alma, carisma e feminilidade que existe dentro de toda mulher independente da cultura.



 TIPOS DE TECIDO

-O tecido pode ser vual, organza, creep e Chiffon, muitas bailarinas indicam a SEDA PONGE 5, pela fluencia e transparencia que não atrapalha a visão em movimentos mais elaborados.
-
As cores também ficam a seu critério podendo ser estampados, bicolores ou unicolors o que não falta é opção e vc escolhe se quer ou  ou não que combine  com as cores do seu  traje. 

CADA TIPO DE TECIDO EXIGE UMA TÉCNICA DIFERENTE


MOVIMENTOS, RITMOS E DICAS



   É comum usar o véu para fazer introdução de apresentação vemos isso bastante nas apresentações da dança clássica onde a bailarina entra com véu e em determinado momento o deixa. (Alunas  iniciantes costumam não solta-lo de jeito nenhum, pelo menos eu aqui não soltava por causa da timidez e  para camulflar falhas ou seja  o precioso véu ainda contribui para alcançarmos a segurança na dança  por  isso que ele é nosso queridinho)

    
   Embora no ritmo não exista uma regra especifica o ideal é escolher uma música apropriada, geralmente é utilizado no ritmo “Wahde” (movimentos lentos) para que os efeitos do véu sejam mais visiveis e ele possa dançar no ar acompanhando a melodia se o ritmo for muito rápido e vigoroso corre-se o risco de causar um efeito grosseiro e pesado.

Cuidado com Trajes em  strass e brincos muito grandes pois podem  prender o véu durante a apresentação

NA MEDIDA CERTA


 Certifique- se do tamanho correto. Um véu deve ser longo o suficiente para dançar, mas não tão longo para não te atrapalhar ainda mais se for baixinha. Um bom tamanho de véu   é quando o   comprimento seja na medida dos seus braços abertos deixando sobrar  em média mais três dedos de cada lado e para a altura, meça  do nariz até o meio da canela.

      Tamanhos mais vendidos nos ateliês: Tamanho 2,20 mt x 1,20 mt  e  Tamanho 2,20 mt x 1,40 mt

 COMO LAVAR E GUARDAR O VÉU

  
   Em caso de véu de seda(EXIGE MAIORES CUIDADOS) lave  com água fria usando produtos não abrasivos, indicamos sabão neutro diluido em água,enxague bastante para não deixar residuos de sabão que podem danificar o véu e manchar, não deixe de molho e para finalizar pode usar amaciante em pequenas gotas tbm diluidas em água e sem torcer deixe que o véu seque na sombra.
                 Não passe perfume em véu de seda isso estraga as fibras do tecido
MAS VAMOS VER ESSA HISTORIA NA PRÁTICA, SHALIMAR ENSINA EM VIDEO COMO CUIDAR DO NOSSO QUERIDINHO ... ASSISTE AI

                                         
Postador po: Sarah Zayn 
Arte e Edição: Fan Page DV
Colaboração - Shalimar Mattar
                         Aíne Aymelek

Fontes e fotos desconhecidas se alguem souber avise que daremos os devidos créditos.
                                                                        
                                                                  Shukram Habibes!                    

6 comentários:

  1. eeeeeeeeeuuuuuuuuuuuu cuuuuuuuuurtyyyyyyyyy muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiidaaaaaaaaaaaaaaa loooooooooooouuuuuuuuuuuuuuucaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. É a primeira pesquisa que faço que vejo sendo mencionado o uso do véu pelas dançarinas orientais, porque até então se dizia que o véu foi utilizado no ocidente e não no oriente.

    ResponderExcluir
  4. Adoro o blog, bem expositivo, sou homem mas adoro a dança do vente, os movimentos, a graciosidade, a sensualidade me fascinam, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Onde em São Paulo pode-se comprar esses véus?

    ResponderExcluir