Dança do Ventre com Véu
Um dos acessórios mais usados na dança do ventre, é com toda certeza,o véu. Este elemento acrescenta um toque de elegância, mistério e beleza visual a performance da bailarina como se fosse uma extensão da mesma, specialmente quando o véu flui graciosamente com seus movimentos, é exatamente por isso que ele é tão fascinante.
Esse estilo de dança pode variar de acordo com a intenção e criatividade da bailarina onde esta pode dançar com um, dois ou até nove véus.
Existem muitas teorias a cerca da origem do uso deste acessório,alguns estudiosos dizem que não faz parte tradicionalmente da dança oriental e foi incluido por bailarinas ocidentais, já outros dizem que é possivel encontrar textos datados da época do antigo Egito relacionados ao uso do véu na dança, sendo assim ja faziam parte das performances orientais embora fosse pouco usado pelas egipcias e as libanesas o usassem de forma bastante simplistas.
BAILARINA COM DOIS VÉUS- VÉU DUPLO |
O fato é que o VÉU se tornou não somente simbolo da mulher árabe mas também da mulher que pratica dança do ventre. E se foi o ocidente que deu origem a esse estilo, foi um tiro certeiro, uma forma de homenagear essas guerreiras através da dança, expressando a LIBERDADE e revelando toda a alma, carisma e feminilidade que existe dentro de toda mulher independente da cultura.
TIPOS DE TECIDO
-O tecido pode ser vual, organza, creep e Chiffon, muitas bailarinas indicam a SEDA PONGE 5, pela fluencia e transparencia que não atrapalha a visão em movimentos mais elaborados.
-
As cores também ficam a seu critério podendo ser estampados, bicolores ou unicolors o que não falta é opção e vc escolhe se quer ou ou não que combine com as cores do seu traje.
CADA TIPO DE TECIDO EXIGE UMA TÉCNICA DIFERENTE |
MOVIMENTOS, RITMOS E DICAS
É comum usar o véu para fazer introdução de apresentação vemos isso bastante nas apresentações da dança clássica onde a bailarina entra com véu e em determinado momento o deixa. (Alunas iniciantes costumam não solta-lo de jeito nenhum, pelo menos eu aqui não soltava por causa da timidez e para camulflar falhas ou seja o precioso véu ainda contribui para alcançarmos a segurança na dança por isso que ele é nosso queridinho)
Embora no ritmo não exista uma regra especifica o ideal é escolher uma música apropriada, geralmente é
utilizado no ritmo “Wahde” (movimentos lentos) para que os efeitos do véu sejam mais visiveis e ele possa dançar no ar acompanhando a melodia se o ritmo for muito rápido e vigoroso corre-se o risco de causar um efeito grosseiro e pesado.
Cuidado com Trajes em strass e brincos muito grandes pois podem prender o véu durante a apresentação |
NA MEDIDA CERTA
Certifique- se do tamanho correto. Um véu deve ser
longo o suficiente para dançar, mas não tão longo para não te
atrapalhar ainda mais se for baixinha. Um bom tamanho de véu é quando o comprimento seja na medida dos seus braços abertos deixando sobrar em média mais três dedos de cada lado e para
a altura, meça do nariz até o meio da canela.
Tamanhos mais vendidos nos ateliês: Tamanho 2,20 mt x 1,20 mt e Tamanho 2,20 mt x 1,40 mt
COMO LAVAR E GUARDAR O VÉU
Em caso de véu de seda(EXIGE MAIORES CUIDADOS) lave com água fria usando produtos não abrasivos, indicamos sabão neutro diluido em água,enxague bastante para não deixar residuos de sabão que podem danificar o véu e manchar, não deixe de molho e para finalizar pode usar amaciante em pequenas gotas tbm diluidas em água e sem torcer deixe que o véu seque na sombra.
Não passe perfume em véu de seda isso estraga as fibras do tecido
MAS VAMOS VER ESSA HISTORIA NA PRÁTICA, SHALIMAR ENSINA EM VIDEO COMO CUIDAR DO NOSSO QUERIDINHO ... ASSISTE AI
Postador po: Sarah Zayn
Arte e Edição: Fan Page DV
Colaboração - Shalimar Mattar
Aíne Aymelek
Fontes e fotos desconhecidas se alguem souber avise que daremos os devidos créditos.
Shukram Habibes!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
eeeeeeeeeuuuuuuuuuuuu cuuuuuuuuurtyyyyyyyyy muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitooooooooooooo
ResponderExcluirviiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiidaaaaaaaaaaaaaaa loooooooooooouuuuuuuuuuuuuuucaaaaaaaaaaa
ResponderExcluirÉ a primeira pesquisa que faço que vejo sendo mencionado o uso do véu pelas dançarinas orientais, porque até então se dizia que o véu foi utilizado no ocidente e não no oriente.
ResponderExcluirAdoro o blog, bem expositivo, sou homem mas adoro a dança do vente, os movimentos, a graciosidade, a sensualidade me fascinam, parabéns!
ResponderExcluirOnde em São Paulo pode-se comprar esses véus?
ResponderExcluirMuiiito bom, obrigada pela ajuda!!!!
ResponderExcluir