KHALIGE- Raks El Nach'at



Bailarina- Belen Millan
   Olá, hoje vou falar um pouco para vocês sobre o Khaleege ou Khalige. A pronúncia é Raligi.
No Kwait é chamada de Samri, que é um ritmo utilizado para essa dança, naquele país. Nos Emirados Árabes é chamada de na'ashat. Em Abu Dabi Raqs Neshat. Os sauditas chamam de Raqs Al Khaliji.
Essa dança folclórica árabe é típica dos países do Golfo Pérsico, Arábia Saudita, Bahrain, Emirados Árabes, Kwait e Quatar.
   
O país Oman também faz parte dessa região, mas culturalmente essa dança não é praticada nesse país, pois não há essa herança, claro que nada impede que seja praticada nos dias atuais.
No Oriente é conhecida também como a dança dos desertos, pois os povos nômades são os dançarinos mais tradicionais. 

É uma dança comumente  praticada por mulheres, mas os homens também dançam em grupo utilizando-se às vezes de um pequeno bastão de bambú nas mãos. (Em minha pesquisa, achei várias informações dizendo que só mulheres dançam o Khalige, e outras fontes afirmando que homens também dançam.),contudo é uma dança tradicionalmente feminina e chegou até a ser conhecida como "A dança das mulheres sauditas".

Bailarina- Luciana Midilej

Este vestido tradicional teve originalmente variações regionais, entretanto o uso difundido da máquina de costura nos últimos trinta anos e a modernização e a urbanização da Península Arábica resultaram no tobe (bata, caftan, toga, vestido, capa, galabya) ou thawb nashal, originalmente usado no Najd, ou Arábia Central, transformando-se depois no traje tradicional das mulheres ao longo da área do Golfo.
 Os sauditas parecem referir-se ao vestido como o tobe. Os kuwaitianos chamam-no de darrah zerri (darRAH ZEDdi). Darrah é um termo geral para vestido e zerri é traduzida como lantejoula.

fan page dança do ventre
Há uma estrutura de movimentos, e dentro dessa estrutura o improviso é liberado.
 Um pé no chão marca a batida pesada e o outro, em meia ponta, marca a meia batida. O passo dado pela meia ponta levanta a bailarina e dá ao passo a característica leve de subida/descida. A bailarina move-se no sentido do pé que está no chão, com o outro pé em meia ponta ligeiramente atrás ou cruzado à frente do pé que lidera.


      O Ritmo Geralmente usado para esse tipo de Dança é o Soudi.

                                CUIDADOS BÁSICOS: para saber mais CLICK AQUI





Postado por- Rayan Oliveira 
 Ediçao e Artes- Fan Page DV
Referencia:  http://www.webartigos.com  
 Para você se inpirar nessa dança, visite nossa galeria de fotos dessa modalidade AQUI.

4 comentários:

  1. Eu tenho uma curiosidade sobre esta modalidade da dança:

    na Yoga a gente aprende que a vertebra Atlas, esta ultima aqui do pescoço que segura nossa cabeça, não deve ser girada 360°,
    e no kalhige os movimentos mais fortes são os girarórios da cabeça..
    meninas do Blog, vocês sabem algo sobre isso? as contra-indicações desta dança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tuane, eu sou educadora física e nunca ouvi falar, durante meus estudos e trabalho, sobre essa restrição de movimento. Aconselho buscar informações com bases cientificas.
      Abraços.

      Excluir
  2. O que eu aprendi sobre Khalige é que ele é uma dança de sedução dos povos nomades. Como as mulheres sempre andam cobertas, nas festas familiares elas podem tirar o veu, e as mulheres arabes em geral sempre tem o cabelo muito bonito e sedoso. então, elas balançam o cabelo/cabeça, para exalar o perfume dos oleos que elas passam, e "chamar a atenção" dos homens.
    Não tenho uma fonte especifica pra esse conteúdo.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Amo seu blog.
    Além de muito rico em informações didáticas e histórias, servem de estímulo ao aprendizado contínuo.
    Só tenho a agradecer.
    Os vídeos de exemplo, sei que são escolhidos com carinho, e se me permite, dou um piteco palpitoso.....: por favor, inclua a informação musical.
    O video de Nino Muchaidze é lindo, com uma música contagiante....
    Parabéns pelo trabalho e por nos proporcionar leitura fantástica.

    ResponderExcluir