Entrevista com Aryana Rebelo



Bailarina, professora, coreógrafa de DV, esposa e mãe   Aryana Rebelo é de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro e é sem duvida nenhuma uma artista espetacular.
Dona de um quadril potente, braços sinuosos e um carisma arrebatador, essa maravilhosa bailarina encanta o publico e os amantes da Arte da Dança do Ventre com suas performances repletas de energia, sensualidade e paixão.
É por essas e outras que foi eleita como integrante do time de musas da  FAN PAGE DANÇA DO VENTRE.

A formação de Aryana vem de Workshops, aulas e cursos com renomadas bailarinas do Brasil e do Exterior,como: Luciana Midlej (RJ) e LuluBrasil(SP).
Confira aqui a entrevista cedida gentilmente por Aryana ao Blog Dança do Ventre e conheça um pouco mais sobre essa apaixonada por DV.
DV- Como foi que se iniciou sua trajetória no mundo da Dança do Ventre?
Aryana Rebelo: Comecei em 2001 na época da novela “O Clone”, mas antes da novela, já me identificava com as raras aparições em programas na TV, relacionados com a Dança do Ventre e com as músicas árabes, também tinha uma grande amiga que fazia Dança do Ventre, que veio a falecer em 2009....... Antes mesmo da novela, ela sempre mostrava um passinho para mim que havia aprendido e com a explosão da novela me senti motivada a fazer aulas.
Iniciei a dança com a minha primeira professora Shadya (RJ) e ao mesmo tempo fazia também em minha cidade com a professora Flavia Assad (RJ), que vinha sempre do RJ para dar aulas aqui, depois de dois anos de muita dedicação, resolvi fazer a prova do Sindicato da Dança do RJ e fui aprovada, onde obtive a Carteira Profissional da Dança, logo depois escolhi como minha professora regular a grande Mestra Luciana Midlej (RJ), onde aprendi diversas técnicas e cresci muito, logo depois a Luciana me chamou para fazer parte da Cia. Yahliw, onde ela dirigi juntamente com a Adriana Almeida, uma das Companias de dança mais conceituadas do RJ.
Fiz Três anos de Curso profissionalizante com a Mestra Lulu Brazil (SP), no folclore árabe aprendi muita coisa com meu grande amigo Tufic Nabak (Bailarino Libanês), conclui meu curso de Direção e Preparação Artística com o Jorge Sabongi e entre outros workshops com grandes bailarinas. Obtive o padrão de Qualidade Khal El Khalili em 2008 e em 2011 o Selo de Qualidade Nabak.

DV- Você tem os movimentos do quadril maravilhosos! Poderia revelar para nós quais as técnicas para alcançar este nível? Quais os exercícios específicos?
Aryana Rebelo: Bom no meu caso eu sempre tive um quadril soltinho, desde quando iniciei a dança, ele só foi sendo lapidado pelas minhas professoras. Muitas pessoas me perguntam isso, “Aryana qual é o segredo?” Eu digo sempre, treinem bastante o Shimmie, andando, andando na meia ponta, paradas, fazendo almoço rsrsrs.....etc... e os movimentos ondulatórios de uma forma bem lenta, para que você sinta seu corpo se mexer com muita calma e daí sentir toda sua musculatura, foi assim que eu pude perceber as mudanças em meu quadril, e ter muita paciência, sempre falo para minhas alunas treinarem tudo que passo na aula em casa, pois isso é importante demais para seu crescimento. Treinem e treinem bastante, todas nós podemos!
   
DV-  Qual sua opinião, sobre a Dança do Ventre na atualidade? 
Aryana Rebelo: Vejo que muitas coisas mudaram da minha época pra cá, mas para melhor, hoje vejo a dança do ventre, mas respeitada, as alunas tem buscado, bons profissionais e sabem muito bem identificar um bom profissional, pois houve uma época que qualquer aluna saia por ai ministrando aulas e dançando profissionalmente, apesar de que hoje em dia acontece isso, mas vejo muito pouco, a dança criou novas modalidades, movimentos que se misturaram na dança do ventre como do ballet, jazz....enfim, a Dança do Ventre esta cada vez mais crescendo e sendo respeitada, não 100% como queríamos, mas as pessoas já estão vendo com outros olhos, olhos da Arte, olhos do encantamento e depois que assistem uma boa dança, saem encantados com a Arte da Dança do Ventre.
DV: Sobre apresentações inesquecíveis, tem alguma que marcou seu coração e sua memória?
Aryana Rebelo: Difícil falar de uma só, mas falarei de três que me marcaram muito, uma apresentação onde dancei e levei minhas alunas em um evento daqui da cidade, chamado “Choco-Serra” onde arrebentamos rsrsrs, que foi no Teatro Higino em 2005, a segunda foi onde realizei o meu Solo de Derbak onde me senti segura e realizada em meus movimentos, minha interação com publico e onde senti um calor especial do publico e depois deste solo de derbak comecei a ficar  mais conhecida no mundo da dança, que foi na “Feira Cultural  Árabe” de Juiz de Fora-MG, realizado pelo bailarino Tufic Nabak, se não me engano foi em 2006 e a minha primeira apresentação na Khan El Khalili em 2008. Essas foram as que mais me marcaram, mas todas que já fiz até hoje foram e serão sempre especiais.

DV-  O que você pensa sobre  a forma como a Dança do Ventre vem sendo divulgada pela mídia, através de novelas e programas de talento?
Aryana Rebelo: Bom, em relação à divulgação da dança na TV em novelas, programas humorísticos, ainda não me dou por satisfeita, eles exploram muito a parte de que a dança foi feita para dançar para os homens, então acho que eles deveriam pesquisar mais sobre a dança e levar a serio a nossa Arte. Em programas de talentos é difícil falar, porque se vê boas bailarinas dançando e falando muito bem da Arte da dança, como também vemos ao contrário....

DV- Entre os diversos estilos e modalidade da Dança do Ventre, com qual você mais se identifica e o movimento que mais gosta de executar?
Aryana Rebelo: Sem dúvida o solo de derbak, eu adoro, é algo que me envolve demais, e o shimmie é com certeza meu movimento, preferido, minha marca, foi meu desafio, demorei tres anos para executa-lo de forma satisfatória, pois ele travava muito e eu ficava doida para fazer um Solo de Derbak, até que depois de muito treino ele foi soltando, pude superar esse movimento com as dicas e aulas da minha Mestra Luciana Midlej(RJ).

DV: Em relação aos trajes de Dança do Ventre, quais os cuidados para com eles, para aumentar a durabilidade? Você tem o hábito de confeccionar os seus? Como os adquire?
Aryana Rebelo: Olha, eu já tentei bordar, mas não deu muito certo não rsrsrs.....meus trajes atuais são do Atelier Adriana Almeida, Cristtiano Ferreira e alguns egípcios.
Sempre quando saio de um show, eu os estendo em meu sofá da sala antes de guardá-los em uma saca plástica, para não guardá-los suados.

DV: Quem são suas musas inspiradoras na Dança?
Aryana Rebelo: Ui....que pergunta difícil....sempre admirei minhas professoras, são as minhas inspiradoras, entre outras que tive oportunidade de assistir shows e fazer cursos e works, como: Lulu Brazil, Aziza-Mor, Aysha Almeé, Soraia Zaied, Kahina, Carlla Sillveira, entre muitas que são maravilhosas.

DV - :Qual a importância da Dança na sua vida?
Aryana Rebelo: A Dança para mim é uma terapia, o momento onde eu me entrego de corpo e alma e esqueço de todos os problemas. A dança mudou MUITO a minha vida, eu era uma pessoa super tímida, não saia sozinha nem para ir à padaria, por vergonha rsrsr....tinha vergonha do meu corpo, do meu modo de andar, falar...sempre sonhei em ser uma artista, mas não sabia de que, ou cantora, atriz ou bailarina, me lembro que me trancava no meu quarto, e dançava imaginava multidões me assistindo dançando ou cantando rsrsrr......e quando descobri a dança, parei de ter vergonha do meu corpo, comecei a correr atrás sozinha das minhas aulas, de inicio ia sozinha para o RJ para ter minhas aulas (quem diria rsrs...), comecei a me comunicar melhor, a dançar em publico (quem diria hahaha....), e perdi o medo, a vergonha, e comecei a me aceitar do jeitinho que sou, apesar de que ainda sou um tikim tímida, mas hoje me sinto bem melhor e realizada. A dança tem o poder de nos transformar.

 DV: Quais suas dicas para bailarinas que pretendem se profissionalizar e adotar a Dança do Ventre como profissão?
Aryana Rebelo: Pesquisar uma boa professora, ser humilde, não ter pressa, participar de eventos árabes, cursos e workshops e nunca parar de se atualizar.

DV- complete a frase:Dança do Ventre é...
Aryana Rebelo: Arte, encantamento, felicidade, ensinamento, é entrar em contato com o que a de mais belo e puro dentro de nós mulheres.
 DV-  Para finalizar, gostaria de agradecer a você em nome de toda equipe do blog Dança do Ventre, por sua generosidade não só em nos conceder a entrevista, mas tabém pela humildade e cooperação que sempre teve conosco e quero dizer que gosto muito do seu trabalho e adimiro sua dança, para mim foi uma honra realizar essa entrevista.
Aryana Rebelo: Agradeço de coração pelo reconhecimento e é muito gratificante receber este carinho de vcs. 



POR- Tuane Rodrigues
CRÉDITOS- NO fotografia - Fan Page DV
SITE DE ARYANA- http://www.aryanarebelo.com.br

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi flor , adorei a entrevista, tenho muita vontade em aprender dança do ventre rs

    bjinhus e ótima semana :*

    Blog Fashion e Bella
    http://fashionebella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir