A dança com taças!



Na dança do ventre, quando se dança com velas, seja com as taças ou candelabros, é para alguma comemoração! Acredita-se que o fogo trás renovação, portanto essa dança é geralmente realizada em momentos festivos como casamentos, batizados e festas de aniversário, representado luz, vida e prosperidade.

  A origem dessa evolução na dança do ventre é um mistério, mas de acordo com pesquisas na área da dança, muitos profissionais acreditam que tenha surgido no ocidente.

A dança com as taças  pode ser facilmente realizada em grupo ou em solo. Em sua performance , a bailarina trás em suas mãos taças, nas quais são colocadas velas acesas,  que são manuseadas o tempo todo, iluminando partes do corpo da bailarina, por isso é indicado realizar em ambiente de penumbra ou seja com pouca iluminação.

  Não há um ritmo determinado mas o ideal é que se dance com uma musica mais lenta, clássica instrumental, ou até mesmo cantada mas que seja singela e misteriosa, afinal os movimentos nesta categoria são delicados e a bailarina pode executa-los no chão, além de ondulações redondos e cambrees.



A performance com taças é envolvente, expressa um ar de mistério e os movimentos com as mãos se bem trabalhados  podem fazer dessa dança um verdadeiro espetáculo a ser apreciado uma vez que esbanja feminilidade e exige um caráter altamente interpretativo da bailarina.

Para dança-la não existe um tipo certo de roupa,mas é interessante não esquecer do brilho, pois a luz das velas dão um contraste lindo com o brilho do traje, causando um efeito visual maravilhoso.

É uma dança linda e deslumbrante, mas que temos que tomar alguns cuidados, afinal estamos lidando com um elemento perigoso NADA MAIS NADA AMENOS QUE O FOGO!


                                                     
 DICAS
- Cuidado com as cortinas dos palcos principalmente na espera de entrada, certifique-se de manter as chamas em distancia segura.

- Sempre que colocar a vela (geralmente aquelas pequeninas usadas em rechaud) dentro da taça, deixe que um pouco de cera quente caia no fundo da taça e fixe a vela para que ela fique bem grudadinha lá no fundo da taça para que em qualquer movimento que você vire a taça de lado ela não corra o risco de cair ou apagar.

-Tome cuidado para não apagar a vela com movimentos de giros, ou, de virar muito a taça.

-Cuidado quando fizer algum movimento circular que faça com que o cabelo vá para frente e caia algum fio dentro da taça e queime o cabelo, já vi casos!!

Nas performances abaixo: 1 video- Ju Marconato
                                          2video- Karina Oliveira
 



Postado por Surya
Fonte de Pesquisa: Artigos da Webe
                             Salima Zahra
Bailarina na foto: Juliana Marconato/Jay Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário