Entrevista com Jow Mohamad

Jow é um lindo e talentoso dançarino de Dança Árabe Maculina desde de  2008 e nesse meio tempo já se se apresentou  em diversas casas e restaurantes árabes, entre elas Khan El Kalil, Esbá, Dunas Bar, Japi, Wualá, Monte Líbano, Clube Sírio, Hasbaya  entre outros...
Como dançarino dedicado estuda assiduamente a dança folclórica libanesa, o dabke, buscado trazer sempre ao publico performances criativas e ousadas sem deixar de lado a coerência e  a essência folclorica dos Árabes. Atualmente é professor de DABKE e formador do grupo folclorico DABBIKAH em São Paulo- SP.
É também integrante do Grupo Profissional do Prof. Nasser Mohamed, onde realiza  shows e casamentos, festas de debutantes, aniversários, e eventos de empresas por todo Brasil.


dança arabe masculina
1) Como a dança arabe masculina entrou em sua vida?
Eu trabalhava em um restaurante que realizava apresentações de dança do ventre e dabke. em um dia da semana determinado como noite árabe, onde passei a ter aulas com o professor de dabke Kamis Araman que se apresentava neste restaurante.

2) o que essa arte trouxe de bom para sua vida?
Eu sempre gostei de dançar , então conheci o dabke e percebi que  estava no meu sangue e através desta dança conheci e continuo conhecendo lugares que nunca imaginei ir, fiz amizades  e parcerias com pessoas maravilhosas e acabei conhecendo a bailarina Aíne Aymelek que hoje além de ser minha esposa é  minha parceira na dança.

3) Para você o que é ser um verdadeiro dançarino de DAM?
É aquele que preserva sua humildade e que busca estar sempre ligado a  verdadeira essência da dança árabe, refletindo em sua performance  um  pouco do folclóre dos países do Oriente Médio , levando consigo sempre 03 princípios básicos : 
1-a busca incessante por  conhecimento.
2-amor a arte.
3-respeito a cultura do País que
representa.

4) Qual dançarino que mais te inspira?por quê?
 Bom o dançarino que mais me inspira  é o meu ex  Prof.  Kamis Araman, porque me inspirou a gostar do dabke e me ensinou boa parte do que sei hoje ! Minha dança leva muito do que aprendi com ele, além de que ele é uma grande referencia na formação de  grandes dançarinos de dabke que atuam hoje no mercado, inclusive hoje também sou Professor de dabke e muito do que ensino a meus alunos , vem do conhecimento adquirido em suas aulas.

5) Como vc ve a DAM no Brasil nos dias de hoje?
Vejo que houve um grande crescimento , e aumentaram a procura por aulas , pois todos querem aprender a dançar para acompanharem suas amigas, namoradas etc... que são bailarinas de dança do ventre e até para não ficar parado nas noites árabes de SP, onde rola muito dabke

 6) Bailarinos arabes são muito assediados pela mulherada ou é só mito?
Por haver poucos dançarinos de dança folclórica árabe no mercado , pricipalmente o dabke , e por haver uma grande quantidade de mulheres ligadas a arte da dança do ventre , além de que nas nossas apresentações há sempre a interação com o público, acaba ocorrendo um pouco de assédio, o que é natural.

 7) Vc já foi confundido com bailarino de dança do ventre? porque há quem pense que dança arabe masculina é o homem fazendo dança do ventre.
As vezes acontece justamente,  por não ter tantos homens dançando e por não ser muito divulgado as diferenças entre as danças realizadas pelas bailarinas e os dançarinos.

8) Na DAM existe diferenças de movimentos em relação aos ritmos e modalidades? quais são?
Sim , existe diferenças. No dabke usamos os ritmos Said e Malfuf , que indicam qual a sequencia e tempo de dabke a ser utilizado, que denominamos  dabke de 1 (6 tempos)  e o dabke de 2 (10 tempos).

9) Qual a receita para uma perfeita dança de casal?
Sincronia entre o dançarino e a bailarina , escolha da música adequada e  evolução da dança onde o público deve sentir a cumplicidade entre ambos.

10) Quais as dicas que vc dá para aqueles quem desejam iniciar a pratica dessa arte?
Procurar como professor, um profissional capacitado que entenda da cultura, música e ritmos e claro se dedicar e estudar bastante mas principalmente ter paciência no seu próprio ritmo de aprendizado.

 CONTATO - jow.e.aine@gmail.com
FAN PAGE FACEBOOK- Jow-Mohamad


Um comentário: