Reflexão- Orgulho e Humildade


Certo dia a humildade virou-se para o orgulho e perguntou:
  

- Orgulho! Por que te julgas tão melhor que os demais?

O orgulho respondeu:

- Bom. Serei bem sincero com você. Na realidade, me julgo melhor do que os outros para ocultar o meu profundo sentimento de inferioridade. E esse sentimento é algo não muito consciente. E por não ser uma coisa muito visível, eu procuro esconde-lo sob a capa da soberba. Quanto maior eu sou, maior é a inferioridade. O sentimento de inferioridade anda sempre atrás de mim, e eu procuro sempre ir à frente, para que, dessa forma, ninguém a veja comigo.

A humildade ouviu a explicação, e concordou, mas sentiu que ainda não era tudo. Ela então perguntou:

- E o que você faz quando encontra alguém que visivelmente é melhor do que você?

O orgulho respondeu:

- Faço o contrário de tu humildade! No momento em que tu percebes alguém melhor do que ti, procuras mirar neste bom exemplo para se aperfeiçoar. Eu já faço o oposto. Quando encontro alguém claramente superior a mim, eu procuro rebaixá-lo a um nível inferior, seja em minha mente, seja em ações que visem desmerecê-lo. Eu mesmo, o orgulho, não consisto apenas no esforço de me sentir melhor do que os demais, mas principalmente em enxergar que os outros são sempre inferiores, tal como, bem no fundo, eu me sinto.

Autor: Hugo Lap

Um comentário: