Cuidando dos Pés


 Hoje a postagem é sobre os PÉS que embora muitas vezes esquecidos tem uma grande importância  pois  diariamente sustentam toda nossa estrutura física, nos levando de uma lado para o outro tendo que se desdobrar  em sua complexa anatomia para acompanhar nossos treinos de dança e mesmo assim sempre esquecemos de olhar para baixo e ter uma visão mais atenta da  base que realmente nos mantém de pé.Por isso vamos as dicas para cuidar melhor dos nossos queridinhos.

Existe os cuidados básicos de higiene, como por exemplo: enxugar bem os pés após o banho, fazer uso de talcos antissépticos  e meias de algodão que absorvam a umidade ao usar sapatos fechados como tênis e botas, assim como manter unhas limpas e aparadas.
Existe cuidados mais específicos que veremos a seguir...




 Para quem tem Joanetes: A dica é usar protetores noturnos, como esses na foto ao lado que você encontra em lojas de ortopedia e que  servem para impedir que a joanete se desenvolva. Indica-se para a noite, por que é o momento de descanso, é quando o pé está menos sobrecarregado, sendo assim o efeito do protetor é melhor.





Para evitar Rachaduras no Calcanhar:
As rachaduras além de muitas vezes doer, passam uma enorme  impressão de desleixo podendo  aparecer em qualquer pé, mas as  fofinhas tem uma tendência maior a sofrer desse mal, pois o sobrepeso ajuda a sobrecarregar a região dos calcanhares.
 Segundo a blogueira Paula Bastos,para evitar rachaduras, a recomendação é simples: use e abuse de um bom hidratante à base de ureia ou lactato de amônia. Cremes específicos para a região dos pés também são indicados dentre eles o esfoliante para remover celulas mortas . Outra dica é passar o produto hidratante  antes de dormir e colocar uma meia, que irá potencializar o efeito cicatrizador e hidratante do creme. Evite andar de sandálias ou calçados que tenham a região do calcanhar aberta, pois eles podem ajudar a agravar as fissuras.


Para evitar Bolhas e Fissuras entre os dedos na aula de dança.
 Existe no mercado uma infinidade de sapatilhas para este fim é só escolher a que mais se adequa as suas necessidades. No meu caso só tive bolhas no começo dos meus treinos depois que calejou mesmo nunca mais tive e nunca usei nenhum tipo de protetor nos pés. É  bom também manter as unhas aparadas, pois se estiverem grandes podem quebrar feio em algum movimento, mas também não muito curtas pois podem abrir uma fenda entre a carne e unha.


Para Unhas encravadas.
Se você tem problemas de reincidência com unhas encravadas uma boa opção é o uso de ORTESE EM CORRENTE,que são usadas para colocar o canto das unhas para cima e seu tempo de uso
vai depender da indicação profissional, dizem que no começo incomoda um pouco mas que habitua-se facilmente com decorrer do uso, na foto ao lado tem exemplo de dois dos modelos mais usados e mais legal de tudo isso é que dá para dançar sem problemas.


 Em nossa modalidade de dança os pés ficam a mostra e fazem parte do show, ainda que não percebamos  A PLATÉIA OS PERCEBE, por esse motivo é sempre bom ter as unhas  feitas, pés limpos e hidratados. Se você gosta de compor seu visual belly dance com joias, use lindas e delicadas tornozeleiras que darão ênfase a seus pés,  certamente lhe conferindo  um visual extra feminino além de dar formas visuais torneadas as suas pernas.
Eis aqui algumas inspirações:






 E aqui finalizo deixando um video para você se inspirar e quem sabe FAZER UM SPA PARA SEUS PÉS QUALQUER DIA DESSES, vale muito a pena e eles vão agradecer!

Beijos e até o próximo post...
Postagem de AZIZA ZAYN

                             

2 comentários:

  1. Adorei! Vou fazer e como sou manicure vou fazer nas minhas clientes tbm.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Sempre tive um probleminha com câimbra nas pernas e toda vez que dançava descalça dava uma câimbra horrível entre o dedão do pé direito por causa do contato com o chão gelado. Nunca conheci ninguém que tivesse esse mesmo problema (má circulação de oxigênio nas veias, no meu caso é só nas pernas), mas gostaria de acrescentar uma dica: protetores para a sola do pé! Além de não sair da aula com os pés meio imundos (rs), nunca mais tive problema com câimbra. Esses protetores estão a venda em lojas de balé.

    ResponderExcluir