Dançando sobre taças de Vidro!!!


Bailarina na foto : RUBY


Confesso a vocês que a primeira vez que vi esse estilo uma certa aflição tomou conta de mim, sou um tanto desequilibrada e desastrada para tais performances e minha flexibilidade ainda não chegou no nível master das performances que vi em alguns vídeos, ainda assim fiquei um pouco curiosa e resolvi compartilhar com vocês o que descobri por meio de algumas pesquisas, então vamos lá!
Mostrei o video para algumas amigas e as opiniões ficaram bem divididas umas amaram acharam diferente outras compararam a um espetáculo circense. Bom ou ruim é importante ficarmos por dentro do que rola na esfera bellydance mundial e suas peripécias,
Vou ficar devendo algumas informações a cerca da origem e demais informações técnicas,todavia  deixo um texto logo abaixo  escrito por  TASHA BANAT, com dicas para corajosas que desejem praticar essa dança!

Nunca dance  sem um tapete  sob a taça e de preferência que seja anti derrapante na parte de baixo.
 
Há 2 razões extremamente práticas para esta regra:
  • Se a taça for colocada em  qualquer outra superfície como por exemplo: piso, bandeja, madeira, ou qualquer outra coisa, ela vai quebrar e provavelmente deixar um caco de vidro que é quase garantido pela Lei de Murphy que vai cortar o pé da próxima dançarina que se apresenta no palco, especialmente se ela se apresenta descalça.
  • Não é incomum  dançarinos sofrerem acidentes por  grânulos de vidro, pedaços de qualquer outra coisa, etc, sem acrescentar ao dano que alguém poderia encontrar se seus vidros quebrados e as peças não estiverem  em um tapete para ser levado de forma segura. 
  • Sem essa barreira macia e antiderrapante criada pelo tapete  entre o vidro e o chão, a dançarina  não só  coloca em perigo a si mesma, mas a próxima dançarina atrás dela.
Agora, vamos falar sobre o vidro em si: Há muitos tipos de vidro lá fora. Alguns artistas usam copos em forma de sino. Algumas taças de uso (o mais comum), porque eles são resistentes.  
 
A taça acima são o tipo mais comum de vidro para dançar esse estilo. Todos eles têm uma coisa em comum: se você transformá-los de cabeça para baixo como na minha imagem, todos eles são mais largas na parte inferior e vidro resistente e robusto que distribui melhor o peso e auxilia no equilibrio. 
Isso é simplesmente uma lei da física. No entanto, se você fosse tão ruim em matemática como eu, eu lhe darei exemplos de vidros sobre a qual você não deve dançar.
Cada um dos vidros acima não são grandes candidatos, por razões óbvias. Todos eles,tem designe que se voltam para dentro, na parte inferior sem contar o fator frágil.
 
À medida que envelhece, o vidro  perde a liquidez ao longo dos anos e se torna frágil, aumentando suas chances de quebrar. Você deve conhecer a história do seu copo: Que tipo de vidro é utilizado? Quanto chumbo está nele?
Aqui está uma verdade: Vidro expande quando aquecido e contrai quando frio. Portanto, uma grande pergunta que você deve se perguntar é quantas vezes os vidros foram processados ​​em uma máquina de lavar louça?
Esse fato por si só tornou muito difícil de usar taças de os clubes em que eu dançava. Eu nunca poderia confiar em quantas vezes o vidro havia se expandido e contraído, causando o efeito de "frágil". Vidro frágil, como ossos velhos, breaks!
Use taças novas, sempre que possível, e nunca coloque-as na máquina de lavar louça!
Agora deixe-me ver se consigo explicar pontos de tensão em vidro. Meu favorito resultou água de vidro é mostrado à direita-
Os pontos de tensão mais comuns são no ponto em que a haste satisfaz as duas partes redondas de vidro. Se você segurar o copo até a luz, então você vai ver pequenas bolhas no vidro ou divisões reais. Esses são pontos de tensão.
Quanto mais velho o vidro, o maior desses pontos de tensão se torna. Minha recomendação para manter suas taças em segurança entre as suas performances é levar as meias longas pesados ​​(como beisebol ou meias esportivas) e guardar as taças  neles quando você não estiver usando-as.
 
O momento mais perigoso para quebra de vidro é na subida, onde se tem que ter concentração dos pontos corretos de equilíbrio, em um trabalho que exige concentração.
 
Já aconteceu de Dançarinos cortarem os pés s, ou terem caído fora das taças(ainda), portanto, todo cuidado é pouco e nunca se sinta tão segura a ponto de descuidar-se   esquecendo-se que elas são perigosos. Também atente para o aro (parte inferior), porque, também, pode ser afiada ou ter um pedaço faltando. Isso fará com que seus pés sangram, e por favor acredite em mim: o sangue de uma dançarina em seu traje não é bonito!
  
Agora é o momento para a música. Eu recomendo algo lento, para que você não precisa se ​​preocupar em se movimentar ou saltando sobre os óculos. Por favor, lembre-se você está em vidros reais, e podem quebrar se você colocar muita pressão sobre eles,  escolha sua música com grande prudência.

Por hoje é só. E aí meninas VOCÊS TOPAM DANÇAR EM CIMA DE TAÇAS DE VIDRO??? 
Eu assumo logo minha covardia, se for para eu subir em algo que seja em um Derbake, pois vidro estou fora!!!! Mas que é bonito é!!!! 

2 comentários:

  1. Achei desnecessário...dança do ventre ou número circense??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito do que conhecemos da Dança do Ventre hoje tem influência circense, como por exemplo a dança com espada. As variações do véu são colocadas em categoria moderna, enquanto o véu simples é colocado na categoria clássica, sendo que o véu é um elemento que foi adicionado pelos ocidentais. Enfim, tem público que se amarra em dança do ventre nesse estilo performático, e conforme o evento, por que não? Beijocas

      Excluir