Dicas para Organizar Suas Músicas Árabes


 Sou uma pessoa muito musical não vivo sem música, minha vida tem uma vasta trilha sonora, para cada situação ou fase existe um canção e a música árabe faz parte de muitos de meus momentos sendo um estilo especial, que vai além de músicas para dançar e que entrou em minha vida em 1996, no tempo das fitas ainda.
Muita gente conhece a Música Árabe depois que adentra o maravilhoso universo da Dança do Ventre, no meu caso foi ao contrário foi a música que me deixou curiosa pela dança  ( sim primeiro me apaixonei pela música ) bem depois que fui me aproximar das danças árabes e só em 2011 fui ter um contato mais proximo com a dança do ventre.

Tendo isso em vista posso dizer que depois que a dança passou a fazer parte do meu universo , muito coisa mudou na minha maneira de ouvir a música pois passei a prestar mais atenção nos ritmos e até o repertório cresceu, trazendo  consigo outros  estilos como a instrumental (clássica) e as de precursão (derbake) pois   antes da dança era bem raro eu ouvir.

 Outra  coisa que mudou , foi a maneira com a qual eu as organizava pois anteriormente eu apenas as guardava em pastas por ordem alfabética e nada mais o que dificultava  e muito minha busca por determinados estilos,  por isso no  post de  hoje vamos ver algumas dicas principalmente para QUEM ESTÁ COMEÇANDO  AGORA  sua coleção musical  para dançar.




1- Se você tiver  CDs originais o ideal é fazer cópia para seus treinos, ensaios e apresentações, pois devido ao muito manuseio pode-se correr o risco de arranhar,danificar ou até mesmo perder.

2- Procure guarda-los em local apropriado dentro dos seus próprios boxes, longe do sol e da umidade essa dica também vale para os DVDs, dessa maneira evitará o acúmulo de poeiras e até mesmo a procriação de fungos que podem danificar a sua mídia.



3- Para não deixar seus CDs espalhados por aí, que tal  improvisar  uma caixa para guarda-los? assim você terá em mãos todos juntinhos a hora que quiser.






1- Apesar da praticidade corre-se aqui o sério risco de perder todas a suas músicas de uma vez só (já aconteceu comigo, CHOREI LITROS), seja por meio de backups, computador danificado ou até mesmo no pior dos casos roubo do seu precioso notebook.

Por isso previna-se! a dica é hospedar em algum lugar como no 4 sheared por exemplo ou sempre que possível deixe cópias com alguém de sua confiança ( eu sempre deixo no PC do meu marido, no hd externo da minha filha) quanto mais cópias melhor, pois conseguir as músicas dá muito trabalho, todo esforço é válido para proteger suas preciosas canções.

2- Dê preferência a organização por  ritmos que sejam  ideais para cada estilo   de Dança, assim quando você tiver que dançar uma música com véu wings por exemplo, a busca será mais simples e rápida além de te dar um maior controle para saber quais estilos você deve abastecer mais a sua coleção.

Existe bailarinas que  arquivam principalmente músicas clássicas da seguinte forma: Classicas de 4 minutos, Clássicas com Derbake, Clássicas de 10 Minutos, pois assim é mais fácil encontra-las quando precisar.

Exemplo de Organização por Estilos:



Texto e Postagem de Aziza Zayn


Um comentário: