Escrevendo com o Quadril


"O cérebro é que instrui os movimentos da mão(do corpo). Então, o ato de escrever (dançar)proporciona
 uma janela para seu interior"
Sheila Lowe

 Aprender a dança do ventre, é como aprender a escrever ainda que a professora te ensine o alfabeto e segure na sua mão nos primeiros traços, a sua caligrafia não será igual a dela pois sua letra e a forma como escreve vão se formando de acordo com suas peculiaridades e com o passar do tempo em meio a treinos e prática vai se adquirindo identidade própria.

No inicio você aprenderá cada letra do alfabeto,aprendendo a posição correta de segurar o lápis e assim seguirá  começando pelas vogais. (No caso da Dança os são os primeiros passos básicos e posturais, constituidos dos sinuosos ). Nesse ponto a sua coordenação motora e rítmica está sendo formada e aos poucos a compreensão dos fonemas vai se instalando e você vai perceber que cada letra possui um som, assim como na dança cada movimento também possui seu som se encaixando em um determinado ritmo.

Ao conhecer as vogais você começa a se preparar para escrever as primeiras sílabas emendando uma letrinha na outra gerando assim um maior repertório de possibilidades. Passada essa fase entra em cena as consoantes (as letrinhas mais complexas ou seja o movimentos mais elaborados) te apresentando o universo infinito das palavras, expandindo as possibilidades de expressão e comunicação e de leitura das escritas das outras pessoas.


APRENDENDO A ESCREVER.
 Inicialmente vai ser aquele garrancho cada letrinha sairá com um esforço inigualável no mais alto estilo primeiro a bolinha e depois a perninha, capaz até de você pegar uns puxões de orelha mais ou menos assim:  DEIXA DE PREGUIÇA, ESCREVE DIREITO MENINA, APAGA E FAZ TUDO DE NOVO!
Como se já não bastasse você vai ter que conseguir emendar uma na outra então vai ser um Deus nos acuda, mas você vai superar e escrever se tornará um processo natural ou seja é assim também na dança nossa de cada dia onde permitir ser corrigida é fundamental ainda que nosso esforço esteja sendo descomunal e qualquer negativa nos afete.
  
 ESCREVENDO DO SEU JEITO
  Cada um escreve do seu jeito, cada um tem sua forma de escrever existe todo tipo de letra e de performances de dança  por aí, das mais lindas aos garranchos mais horrendos, tem de todos os estilos e tamanhos e essa diversidade é que encanta e faz cada um ser cada um.
 Mas se você pretende ser uma profissional na arte de escrever com o quadril ou seja na arte da dança do ventre você não pode sair por aí escrevendo de qualquer jeito, tem que ter respeito com o leitor  que é o publico que lhe assiste, sendo que para isso, você terá que deixar sua dança MAIS LEGÍVEL, com uma "CALIGRAFIA CORPORAL" mais limpa, através dos treinos, repetições e muito estudo,para que consiga  traçar cada movimento com uma boa estética que consiga denotar a sua personalidade ainda que interprete  outros personagens, arrebatando o coração de quem assiste tal como um livro bem escrito com enredo criativo que prende a atenção do seu leitor o deixando com gostinho de quero mais.

 PERSONALIZANDO MOVIMENTOS

Escrever vai além das formas de letras tradicionais já conhecidas o "R" pode  TER INUMERAS VARIAÇÕES sem deixar deixar de perder seu sentido,pode ser escrito em outra fonte, desenhado de outra forma e sempre vai se ler "R" assim também acontece com os movimentos tradicionais da dança onde o infinito pode ser desenhado de diferentes angulos  pelo seu quadril.



VAMOS ESCREVER COM O QUADRIL?

Escrever com seu quadril  é uma brincadeira bem interessante para soltar os movimentos. brinque e experimente outras possibilidades é daí que surgem novas fontes e diferentes maneiras de escrever a mesma letra e de dançar os mesmos movimentos. Mas lembre-se: TEM QUE SER LEGÍVEL.




                             TENTA AÍ E VEJA COMO É DIVERTIDO!!!!!
Ah! para apagar o movimento eu uso o shimmie que eu chamo carinhosamente de borrachinha!!!!

Postado por Aziza Zayn
Texto de Aziza Zayn

2 comentários: