SAIBA MAIS SOBRE OS TURBANTES



Segundo a Wikipédia o turbante consiste em uma grande tira de pano de até 45 metros de comprimento enrolada sobre a cabeça, e de uso muito comum na Índia, no Bangladesh, no Paquistão, no Afeganistão, no Oriente Médio, no Norte da África, no Leste da África (principalmente no Quênia), no Sul da Ásia e em algumas regiões da Jamaica.
A origem do turbante é desconhecida, mas sabe-se que já era usado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo.
As inúmeras formas de amarrar o turbante representam uma espécie de linguagem popular, podendo indicar a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até mesmo o seu humor naquele momento.1 O uso mais intensivo do turbante se estende por toda a Ásia e pela África.

Os sikhs, que não são nem muçulmanos e nem árabes, constituem a maioria das pessoas que usam turbantes no mundo ocidental.



Homens sikhs usam turbante pontudo, que serve em parte para cobrir seus cabelos longos, que nunca é cortado por respeito pela criação de Deus. Sikhs devotos também não cortam suas barbas. O Sikhismo originou-se no norte da Índia e do Paquistão no século XV e é uma das mais jovens das religiões monoteístas do mundo.
Há uma estimativa de 18 milhões de sikhs no mundo, com cerca de 2 milhões espalhados por toda a América do Norte, Europa Ocidental e as ex-colônias britânicas.






Anciãos religiosos muçulmanos, como este homem do Iêmen, muitas vezes usam um turbante enrolado em um cap conhecida em árabe como um kalansuwa.  Podem ser na forma  esférica ou cônica, colorido ou sólido branco, e seus estilos variam muito de região para região. Da mesma forma, a cor da mitra enrolada em torno do kalansuwa varia. Branco é considerado por alguns muçulmanos para ser a cor mais sagrado turbante, com base em lendas que o profeta Mohammed usava um turbante branco. Verde, considerada a cor do paraíso, também é favorecida por alguns. Nem todos os muçulmanos usam turbantes. Na verdade, poucos usam no Ocidente, e em grandes centros cosmopolitas em todo o mundo muçulmano, turbantes são vistos por alguns como coisa do passado.



Homens afegãos usam uma variedade de turbantes, e até mesmo dentro do Taliban, no governo islâmico rigoroso que controla grande parte do país, há diferenças na forma como homens cobrem suas cabeças. Este membro do Taliban, por exemplo, está usando um longo turbante - talvez dois entrelaçados - com um final solto sobre os ombros. O embaixador Taliban no Afeganistão, por outro lado, favorece um turbante preto sólido amarrado acima de sua testa. E alguns homens no Afeganistão não usam turbantes em tudo, mas sim um chapéu afegão distintivo.








Os líderes iranianos usam turbantes pretos ou brancos envolvidos no estilo liso, circular mostrado nesta imagem do líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei. A palavra turbante é pensado para ter originado entre os persas vivem na área hoje conhecida como o Irã, que chamou o arnês um dulband.










Homens indianos, por vezes, usam turbantes para significar sua classe, casta, profissão ou filiação religiosa - e, como este homem mostra, turbantes na Índia pode ser muito elaborado. No entanto, turbantes feitos de panos de fantasia tecido e enfeitados com jóias não são exclusivos para a Índia. Tão longe como a Turquia, os homens usaram o capacete para demonstrar a sua riqueza e poder.









O kaffiyeh não é tecnicamente um turbante. É realmente um pedaço retangular de pano, dobrado na diagonal e, em seguida, estendida sobre a cabeça - não acabou como um turbante. Yasser Arafat, o líder palestino, fez com que o kaffiyeh famoso nos últimos tempos. No entanto, o kaffiyeh não é apenas palestino. Homens na Jordânia, Arábia Saudita e os Estados do Golfo Pérsico Árabes usar kaffiyehs em cores e estilos que são específicos para a sua região. Jordanianos, por exemplo, usar um kaffiyeh vermelho e branco, enquanto os palestinos usam um preto e branco. E um homem da Arábia Saudita provavelmente armar seu kaffiyeh diferentemente do que um homem de Jordão. O cabo preto que detém o kaffiyeh sobre a cabeça é chamada de Ekal.





Povos do deserto têm utilizado o turbante para manter a areia fora de seus rostos, como este homem da África é provavelmente fazendo. Membros de tribos nômades também usaram turbantes para disfarçar-se. E, às vezes, a cor do turbante de uma pessoa pode ser usada para identificar sua afiliação tribal à distância através das dunas. Turbante Este homem é um azul muito claro. Em algumas partes do norte da África, azul é pensado para ser uma boa cor para usar no deserto por causa de sua associação com a água fria.





Fontes: Wikipédia
ILUSTRAÇÕES DE PAUL SCHMID / textos de  THE TIMES SEATTLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário