Tribal- John Compton


  Praticar a Dança Oriental  é um sonho não só para mulheres mas também para muitos homens que identificam nessa arte o seu modo de expressão. Engana-se quem pensa que isto é um fenômeno recente prova disso é Jonh Compton, uma das maiores fontes de inspiração no universo de bailarinos homens  principalmente para os amantes  de fusões como o tribal. 



 John é o símbolo da persistência! se nos dias atuais  é possível encontramos resistência quanto ao recebimento de homens nas aulas tradicionais de dança do ventre, imagina na década de 70, época em que John viu pela primeira vez  uma apresentação de dança oriental com a trupe de Jamila Salimpour e desde então passou a insistir para que Jamila o ensinasse a arte que tanto o encantou conforme afirma Suhaila Salimpour:

Eu era muito jovem na época, mas eu ainda me lembro de John - com seu cabelo comprido quase alcançando sua cintura - sentado na porta de classe da minha mãe, ouvindo a música e qualquer instrução que ele podia ouvir. Fiquei impressionado com persistência e empenho de João. Eu estava lá no dia a minha mãe finalmente abriu a porta e disse-lhe "fine Ok! Get in! ", Permitindo assim que John para participar de sua classe.

John no inicio dos Anos 70

John foi o primeiro aluno do sexo masculino de Jamila, e o primeiro bailarino da América no gênero "Khawal". "Khawal" era o que eles chamavam de "meninos dançando" no Egito durante o Império Otomano, quando era um tabu para as mulheres a dançar em púbico.
Jonh passou a se  apresentar com a Troupe de Jamila em 1973  como solista de destaque seja em performances com
grandes snujs sírios ou com equilibrio de bandeja o que se tornou sua especialidade. John foi influenciado a fazer a dança com bandejas (prato sírio) influenciado por cartões postais de homens marroquinos dançando  com uma bandeja equilibrado-a na cabeça.

   

   John  faleceu às 10 horas no dia 14 de outubro de 2012  



    Eu sempre me lembrarei John dos seus dias com início de dança do ventre, e eu vou lembrar dele como aquele jovem tão fascinado com a dança do ventre e tão ansioso para aprender tudo o que podia.
   (Suhaila Salimpour)

Postado por Aziza Zayn
Fontes: suhailainternational.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário