Traje Árabe Masculino - Thobe e keffiyeh - PARTE 1


 Salam amigos e amigas passando aqui no BM hoje para compartilhar algumas informações retalhadas a cerca dos trajes masculinos árabes, retalhadas porque tá uma mistureba só, tem informação de amigos que ja viajaram para as bandas do oriente e informações de pesquisas na net, se você tiver curiosidade e quiser saber um pouco mais é só continuar lendo e se quiser constribuir com informações envie um e-mail para o BM.



  As vestes dos homens árabes são facilmente identificáveis em qualquer lugar do mundo: uma camisa branca longa combinadas um lenço na cabeça e uma corda preta em volta dele. Parece simples, mas esta aparente simplicidade esconde uma variedade considerável que pode se tornar complexo uma vez que os detalhes do uso desses trajes é uma das maneiras dos homens do Oriente  comprovarem sua individualidade e identidade local.
A forma de usar os trajes e acessório além de variar não só de acordo com a diferenças pessoais também variam pelas diferenças regionais e sociais, por exemplo os Qataris    reconhecem os amigos, a uma certa distância pelo modo em que eles arrumam a keffiyeh  ou a gutra , o estilo também pode variar de acordo com a estação, a temperatura e o grau de formalismo exigido. 


Thawb ou Thobe
A thawb ou thobe  é o tradicional traje masculino  da Arábia Saudita comumente usado no Iraque e  países árabes que fazem fronteira com o Golfo Pérsico na Libia este traje é também chamado de jalabiyyah.    O thobe é uma túnica normalmente feita de algodão com comprimento que vai até o tornozelo, geralmente são brancas lisas sem adição de bordados ou decorações, mas no Inverno os homens usam  ​​ uma grande  variedade de cores que vai do preto aos de vários tons de cinza para os marrons e ocres. Cores mais dramáticas são vistos ocasionalmente tanto no verão e no inverno, mas estes tendem a ser usado nos grupos musicais ou de dança e não são usadas muito usados no cotidiano .

------------------------------------------------------------------------

keffiyeh 

O keffiyeh  é produzido  geralmente em tecido de algodão ou linho usa-se na cabeça  para proteger o rosto do frio e do sol. Em ambientes de deserto também pode ser útil para proteger a boca e olhos tempestade e areia.
O keffiyeh (em árabe: كوفية, Kufiya; plural: árabe: كوفيات, kūfīyāt), também conhecido como (já) shmagh (em turco: Yasmak) ghutrah (em árabe: غترة), Hattah (em árabe: حطة) mashadah (em árabe: مشدة ), sudras (hebraico: סודרא), ou lenço shemagh palestino é um lenço tradicional do Médio Oriente e Saudita usado principalmente na Jordânia , os territórios palestinos , Iraque , Israel , Líbano , sudeste da Turquia e a Península Arábica . 



O keffiyeh tem um padrão geométrico que varia de uma área para outra e que também se baseia na região, na cor preta e branca  é usado pelos homens beduinos  já na cor vermelha e branca é usado pelos habitantes da jordânia.

 Também podem ser vistos em outras cores principalmente quando inclusos como elementos de moda ocidental como azul escuro e verde sempre com o fundo branco. Alguns Qataris afirmam que nunca iriam ser visto vestindo outras cores que não o vermelho ou preto.
 ------------------------------------------------------------------------

Agal
 É  um tipo de cordão que ajuda a prender o keffiyeh  a cabeça, em árabe é chamado : عقال, 'iqāl).
geralmente é  um cordão duplo e preto de cerca de quinze milímetros de diâmetro, pode ser usado das mais diferentes formas  em linha reta, voltado para um lado ou inclinados para a frente ou, mais raramente deixando uma cauda na parte de trás da cabeça, vale ressaltar que a forma como se amarra o agal  varia de acordo com a moda e é também uma maneira de distinguir de qual parte do Golfo um indivíduo vem, veja exemplos de uso do egal na foto abaixo.

------------------------------------------------------------------------
                                    

Taqiyah 
É um tipo de chapéu arredondado freqüentemente usado ​​para fins religiosos mas também são usados nos países Árabes como peça pertencente aos trajes tipicos masculinos indo sob o keffiyeh.Podem ser feitos de vários tipos de tecidos mas geralmente se usa os de crochet onde tradicionalmente de produz na cor branca.


PRINCIPAIS DIFERENÇAS REGIONAIS NO USO DOS TRAJES MASCULINOS VOCÊ CONFERE NO POST 2CLICANDO AQUI

          Videos exemplificando várias formas de   uso dos 

2 comentários:

  1. MUITOBOM ARTIGO TINHA DUVIDAS A RESPEITO.OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vai vendo... os trajes masculinos são cheios de significados né ?
    Adorei aprender um pouco mais...
    Muito bom o post !!!

    Bjus 1000 e um finde lindo prá ti

    ResponderExcluir