Metodologia Básica I - Processo de Ensino das Escolas de Dança do Ventre

Foto By:Sahina
  Na postagem de hoje veremos como funciona basicamente o processo de ensino aprendizagem nas escolas de Dança do Ventre para que você tenha uma ideia inicial de como são realizadas as aulas. Vale ressaltar que a processualidade no que se refere a dinâmica e rotina das aulas  podem variar de professor para professor e de escola para escola uma vez que muitas possuem metodologias próprias, mas aqui esboçamos os 4 processos básicos mais utilizados e que norteiam a organização didática de muitos professores, confira a seguir:



  Geralmente as aulas ocorrem duas vezes por semana com duração de uma hora cada dia, mas também é possível encontrar escolas que possibilitem aula   uma só vez na semana com duração de duas horas. 





-1-Alongamentos: Geralmente destina-se de 10 a 15 minutos aos alongamentos de introdução com o objetivo de preparar o corpo e a mente para os exercícios e movimentos técnicos. Os alongamentos são fundamentais para evitar lesões e moldar um corpo flexível de maneira que este execute com maior eficiência os exercícios propostos.

-2-Aplicação Técnica: Após os alongamentos a professora vai explicar os movimentos que serão utilizados durante a aula, abrangendo a forma técnica  de execução. Neste processo ocorre as correções posturais e treinos por blocos de repetição de movimentos objetivando a assimilação do aluno.


-3-Aplicação Coreográfica: Neste momento aplicam-se os movimentos estudados na música, onde a professora monta sequências combinando um movimento com o outro harmonizando com as melodias e ritmos.


-4-Alongamento Relaxante: Destina-se 10 minutos finais para os alongamentos de conclusão objetivando a redução das possíveis tensões musculares ocasionadas pelos treinos de movimentos facilitando assim a recuperação do  corpo elevando a mente para um estado de calma e relaxamento.


Dica Dourada- Evite faltar  pois você pode perder a explicação técnica detalhada dos movimentos ensinados na aula que você perdeu. Se teve que faltar corra do prejuízo se inteirando com as amigas. Mesmo que não tenha faltado é importante treinar os movimentos ensinados na sala de aula estudando em casa, dessa forma você potencializará a assimilação técnica e terá um maior aprimoramento em sua dança.

2 comentários:

  1. Oi querida! Muito legal este blog, acho dança do ventre ma-ra-vi-lho-sa!!! Sempre tive vontade de aprender, mas não deu certo ainda... Parabéns pelo blog! Beijinho e obrigada pela visita e carinho lá no sítio!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aziza, é a Vi, do jeito que sou sem molejo, teria que fazer pelo menos 3 horas de aula, sendo duas tentando deixar de ser poste..kkkkkkk
    Invejo essas moças que balançam o corpinho nesse gingado maravilhoso.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir