A Arte dos Tambores Parte 3


Daff
(Pandeiro Árabe)



No Líbano, o pandeiro árabe é chamado de Daff, no Egito é chamado de Riq, em nosso post de hoje, vamos usar o termo Daff, que é o mais comumente usado.
Composto por um corpo cilíndrico de madeira, revestido com pele de carneiro ou de peixe, e adornado com um conjunto de 5 címbalos duplos;
acredita-se que este pandeiro foi o inspirador para o pandeiro moderno ocidental, tão conhecido e tocado em nosso país, símbolo de nossa música brasileira.




Sua origem encontra-se nos beduínos, o pandeiro Bendir - que não possui címbalos - e era utilizado para a composição do ritmo Mesarfe Shabi.





O som do Daff é agudo e seco, sua utilização é sinônimo de ‘ostentação’, pois ele confere revelação ao ritmo, compondo frases rítmicas não possíveis ao Derbake ou ao Doholla, instrumentos que conhecemos nos posts anteriores. O som agudo é proveniente dos címbalos e o som seco do revestimento.





Em se tratando de rituais, o Daff é utilizado para saudar a colheitas nos campos. As antigas sacerdotisas sabiam manusear sabiamente este instrumento, elas tinham a sabedoria de quais ritmos aceleravam o processo de maturação  das sementes recém-plantadas; quais facilitavam o nascimento dos bebês e quais induziam a estados elevados de consciência.
 Interessante, não?

'Abaixo segue uma tradução feita por Marise Soares Hansen, do livro “When the drummers were women”.
Minha pesquisa sobre a história do pandeiro levou-me a uma jornada pelo mundo das mulheres que se estende desde os tempos mais remotos. Descobri que milhares de anos, os habitantes do mundo mediterrâneo adoravam várias formas de uma Grande Deusa criadora. No centro crença sempre esteve a percussão, especialmente o pandeiro. Com ele, a Deusa regulava a dança rítmica do Cosmo – a sucessão das estações do ano, os ciclos da lua, o crescimento e amadurecimento dos grãos, as vidas das pessoas.“' 


A modalidade de dança com o pandeiro é denominada Raks el Daff, e celebra a alegria, agilidade e delicadeza. Durante a coreografia da música, a bailarina pode 'tocar' o pandeiro com diversas partes do corpo: quadril, mãos, ombros, joelhos, e até mesmo os pés!

Os ritmos para este tipo de dança costumam ser o Saidi,Malfuf e Falahi (mais adiante aprenderemos sobre os ritmos árabes também).

A dança com o pandeiro transmite muita energia e alegria! Engraçado a semelhança com o uso do pandeiro, aqui, em nosso país. O samba também é transmite uma imensa alegria para quem ouve, para quem toca e para quem samba!














Aqui no blog mesmo você encontra um artigo sobre esta dança:
http://dancadoventrebellymaniacas.blogspot.com.br/2012/08/pandeiro-raks-el-daff.html


Vale a pena conferir e rever os videos postados!!



                         Salam Aleikum!





Por Tuane Rodrigues




Nenhum comentário:

Postar um comentário