Dança Cigana

  Não existe uma certeza da origem dos ciganos, dizem que as primeiras aparições foram no Egito e na Índia. Os ciganos se espalharam pelo mundo passando por Turquia, Marrocos, Romênia, Hungria, Espanha, entre outros lugares como a Grécia, onde permaneceram por vários séculos antes de se espalharem pelo resto da Europa. Sendo um povo de origem nomade colheram um pouco de cada cultura, sempre mantendo a tradição e os segredos para seu próprio povo.

Por isso, a dança cigana tem muita influência de todos os países em que os ciganos viveram, mas a maior influência na música e na dança cigana dos últimos séculos é sem dúvida a espanhola, refletida no ritmo dos ciganos espanhóis que criaram um novo estilo baseado no flamenco. e essa influência se traduz nos passos da dança e nas músicas.

 "O violino, as castanholas, a guitarra cigana, o aderbaque, o banjo, o violão e o pandeiro são os instrumentos mais comuns entre os ciganos, apesar de variarem conforme a região de sua procedência."(Vida Cigana)

Esse mix  de culturas são percebidas não só no ritmo ou nos instrumentos, mas nos objetos usados pelos dançarinos. Lenços, charpes, xales, leques, pandeiros, fitas, flores, punhal, tochas são alguns dos acessórios que dão ainda mais charme aos movimentos corporais. Os elementos costumam ter forte simbolismo e geralmente representam energias da natureza e traduzem mensagens.

As danças do leque, do pandeiro e da echarpe são as mais marcantes. A primeira é pura sedução, a segunda celebra a união – seja de amor ou amizade – e a última anuncia dia de festa. Violinos, sanfonas, pandeiros e violões ritmam as dançarinas que, com saias rodadas, bem coloridas e enfeitadas com muitas bijuterias, esbanjam liberdade em seus movimentos. Sorriso e olhar são outros elementos indispensáveis (fonte:www.bolsademulher.com)
Romani banda Gipsy Svenco - Russia
 Ao dançar os ciganos expressam sentimentos de alegria, poesia, romantismo e felicidade, quando dançam o fazem com a alma, o coração que suplanta toda e qualquer norma ou regra, os movimentos são naturais do corpo, sem nenhuma coreografia. A dança é uma alegria contagiante e uma vivacidade única.
Não podemos falar que existe uma dança cigana, mas uma forma de dançar do povo cigano, que é leve, livre, criativa, insinuante e cheia de ardor e calor humanos.(Cigana Samira)

  
Na dança cigana não usamos apenas uma blusa e saia rodada, sempre se usa uma anágua e calça legging por baixo da saia. Na cultura cigana não se mostra as pernas ao dançar, o corpo é muito bem resguardado. Por isso, nunca deixe de usar uma anágua, ou pelo menos uma calça legging por baixo da saia para não mostrar as pernas!!! Pois tem cada coisa que acontece por aí que é melhor nem comentar... =)
A dança cigana é liberdade, é força da alma, é alegria, emoção e energia, traz sentimentos que envolvem o coração e que faz bem para o corpo. O sentimento de liberdade, e o bailar de saia de cada aula ou apresentação é único.
No look, muitas pulseiras, maquiagem, colar e anéis. Há quem use uma rosa no cabelo, ou um coque como as belas espanholas, outras usam cabelos soltos, mas aí vai de cada uma, claro que com os significados que cada uma saberá!

Na dança do ventre as saias ciganas dão um toque todo especial e efeitos lindissimos.






Beijos e até o próximo post!

Surya A.



5 comentários:

  1. Amei o post!! Faço dança do ventre há anos mas é na danã cigana que encontrei minha verdadeira expressão, e também nas fusões ( Zambra e Flamenco Arabe). Adorei o conjunto vermelho da foto, aonde acho??

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que ótimo que dança também!
      O conjunto infelizmente não temos o contato, pois é de uma imagem de internet mesmo. Mas se quiser algum contato me envie um e-mail: suryagipsy@gmail.com
      Posso te ajudar!

      bjs!!

      Excluir
  2. Menina, conheci o teu blog agora e adorei.

    Dancei por uns 3 anos e parei ha uns 5 anos a dança do ventre....
    Mas semana passada nao aguentei e retornei... Me cedi aos encantos desta dança maravilhosa!!!

    Adorei o blog
    Muito sucesso, beijos


    www.naopodefaltarestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lindo blog!! To seguindo vocês já. Beijoo

    makecomsamia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Matéria muito interessante parabéns!Gostaria de saber onde eu compro a saia estilo cigana "esvoaçante"????

    ResponderExcluir