Movimentos da Dança - Sinuosos


Oi Bailarinas, agora que vocês já sabem que todo movimento se inicia de uma POSTURA BASE e do ENCAIXE DO QUADRIL, vamos saber um pouco mais sobre os movimentos sinuosos que fazem parte do repertório de movimentos da dança do ventre.

Mas o que são os movimentos sinuosos?
 São movimentos onde o corpo faz curvas continuas desenhando diversas figuras  em  linhas circulares e de diferentes tamanhos. São mais comumente executadas de maneira isolada pelo  quadril, ombros, braços e mãos.



 Nomenclatura de Movimentos:

Todas as figuras na Dança do Ventre  possuem nomes, e  pelo que já vi, estes nomes variam de região para região de didática para didática. No caso de sinuosos de quadril, seguindo a sequencia da direita para a esquerda da ilustração acima, teremos: REDONDO GRANDE- REDONDINHO- REDONDOS COMBINADOS- SEMI CIRCULO ATRÁS- SEMI CIRCULO A FRENTE- OITO- E OITO DEITADO OU INFINITO.lembrando que esta ilustração acima é só um pequeno exemplo da inúmeras possibilidades de movimentos sinuosos.Logo abaixo colocarei vídeos explicando alguns  deles.


Como treinar os movimentos:


 Você deve treina-los de um por um de forma isolada. Se está treinando sinuosos de quadril então procure usar somente o quadril e não o resto do corpo (caso contrário você parecerá um boneco do posto). Quando aprender cada um procure combina-los de diferentes modos e você verá como seu quadril estará todo SERPENTEADOR.





 Se você tem dificuldades use a porta?

Sarah, Como assim a porta? Amiga a porta é uma grande aliada para quem quer aprender isolar movimentos. Abra os braços como na figura ao lado e tente ficar imóvel no tronco e procure usar somente o quadril se a porta for estreita firme-se com os cotovelos mesmo, o importante é firmar a parte de cima e só soltar os quadris.
a técnica da porta serve para muita coisa mas isso é assunto para os outros posts.

MAS EU SEMPRE DIGO: Se a barra é amiga do ballet clássico a Porta é amiga da Dança do Ventre.
Então vamos botar esses quadris para treinar.


 

 

Postado por Sarah Zayn

8 comentários: