Entrevista com: Henry Netto


Ao ser citado, seu nome sempre dá o que falar. O motivo é muito simples ele é homem, dança DV e é maravilhoso dançando, o que já pode-se imaginar provoca invejinhas por onde ele passa ou seu nome o precede. Geralmente ou se ama, ou se odeia esse artista. (Não preciso nem dizer que eu amo).
Seus quadris ágeis, seus movimentos de abdome são uma obra de arte a se apreciar, tudo isso somado  a sua técnica, e seu estilo peculiar  de dança faz com que  Henry Netto seja  um dos bailarinos mais aclamados do Brasil.

Eu tive o prazer de entrevistá-lo, transcrevo aqui suas palavras sem edição para que entendam Henry Netto é polêmica na certa.


1 -O que te levou a querer praticar a DV? Quando aconteceu? 

H. Netto. Eu dançava Ballet Clássico e Jazz desde os meus 9 anos de idade. Aos 16 fui trabalhar como saltimbanco numa casa daqui de BH. O show da noite era dança do ventre com as Divas Dayse Faria,Yasmim Aichan,Sabah entre outras. Foi nessa época que eu e Carlos Clark criamos um show que se chamava os Deuses da Terra. Ele representando a índia e eu representando o Egito. Foi quando me apaixonei pela dança do ventre e não parei mais.

2-Conte-nos como foi sua primeira apresentação? 

H. Netto. A minha primeira apresentação foi simplesmente mágica! A reação do público a princípio foi de espanto pois nunca tinham visto homens dançando dança do ventre, mas aos poucos,as pessoas se entregaram completamente e interagiram com os bailarinos. Passou a ser um Show fixo da casa e um dos mais pedidos.

3- Por quê DV e não DAM? 

H. Netto. Dança do ventre foi como o jazz pra mim. Paixão a primeira vista!

4- Como homem e você sofreu algum preconceito por praticar a DV?

H. Netto. Muita gente me pergunta se sofri preconceito dançando a DV mas, não me lembro de ter passado por isso. Muito pelo contrário... me recebiam com aplausos e muitos elogios. Claro que, em todo lugar vai ter um e outro para fazer uma piadinha mas isso pode acontecer em qualquer outra modalidade de dança.

 5- Impossível não notar a força de seu diafragma e o controle que você tem dele, claro é preciso muito treino, mas nos dê algumas dicas da técnica básica. 

H. Netto. Então, esse foi um movimento que me deu muito trabalho para aprender. Muita gente acha que tem a ver com respiração mas é somente a musculatura trabalhando e não a respiração.
 

6-Seus figurinos são um show a parte e com modelos diferenciados, como acontece a criação deles?

H. Netto. Eu sou desenhista e isso me ajuda. Apesar de desenhar eu não curto muito o desenho mas graças a esse dom é que surgiram meus figurinos.

7- Sua participação na novela O Clone foi muito importante como foi essa experiência? 

H. Netto. Foi uma coisa que surgiu do nada porque quando anunciaram a novela, as bailarinas de todo Brasil mandaram fitas para dançar na novela. Eu,como homem fiquei sem lugar. Fui fazer uma apresentação no Faustão onde estavam Iriane Martins e Claudia Cenci. Logo após a apresentação de dança, fiquei sabendo que iria dançar na novela pois a Gloria Perez me encaixaria numa boate de um egípcio (Zein). Foi espetacular e diferente de tudo que eu havia feito na minha vida. Me abriu muitas portas...

9- Um profissional de sua qualidade e com sua experiência é muito respeitado, mas de modo geral, o profissional de dança é pouco valorizado, o que vc acha disso? 

H. Netto. É outra coisa que muita gente acha e eu discordo. Como profissional vc tem que ter suas exigências, um bom cachê, um bom camarim, iluminação e alimentação; não dançar em qualquer lugar, enfim! Muita gente faz o contrário e é por isso que se prejudicam. Dançam por qualquer cachê diminuindo a dança árabe e muitas vezes até de graça. Aí,não dá! 

10- Sua dança é diferenciada, seus movimentos e performances únicos, como foi o processo até atingir tal nível.

H. Netto. Eu fiz cursos com muita gente e estudo muito até hoje, porém, sou contra o selo disso ou selo daquilo. Eu estudo várias bailarinas para não ficar com um único estilo. Eu tenho o meu! E discordo completamente de bailarinas que acham que selo,é um troféu! Parem de copiar e criem seu próprio estilo.

 11- Você domina a dança com a serpente, aliás você é um protetor dos animais. Como você mantém suas serpentes e onde? Dançar com esses animais é difícil? 

H. Netto. Danço com as cobras há muitos anos. Elas vivem num terráreo e são cuidadas como as minhas filhotas Kayra e Gaia. (Minhas cadelas). Com muito amor... afinal, são minhas filhas também...Dançar com elas é uma delícia. São mansas e tranquilas e adoram fazer parte do show rsrs....

12- De quanto foi seu primeiro cachê? 

H. Netto. Nossa! Não faço a mínima ideia kkkkkkkkkkkkkkk Faz tanto tempo!!!!!

13-Existe alguma música que nunca falta em sua set list de show?

 H. Netto. Cada apresentação é uma música diferente.Não gosto de repetir.Quanto mais músicas novas melhor pra mim e para o público pois não se torna um show cansativo...

14-Quem foram seus mestres nesta arte?

H. Netto.  Minha primeira professora foi a Morgana atualmente mora no Rio de Janeiro. Estudei com muita gente mas em cursos. Assim como faço hoje em dia...Gostaria muito de ter uma professora para me dar aulas...Sinto falta. 

15- Você acredita que na escola de dança realmente se aprende a dançar? Por quê tenho visto muita gente dizer que na academia só aprendeu alguns movimentos e a dança foi aprendida em casa com muito esforço, que na maioria das academias só se aprende técnicas isoladas e coreografias prontas...

H. Netto. Bom, vou ser apedrejado por dizer isso mas... Muita gente não ensina o que sabe... às vezes a aluna se torna rival da professora e o mercado é bem pequeno, não é? Eu conheço muuuuuuita gente que diz que não ensina tudo de cara porque  tem que "segurar" a aluna por mais tempo no studio... bem,eu faço o contrário! Peço que procure outra pessoa, caso eu não tenha mais o que ensinar... coreografia é um problema! Detesto viciar alunos em coreografias! Durante o ano, temos que passar tudo que sabemos em termos de rítmos, folclores e clássicas, enfim... o aluno tem que aprender a sentir a música para dançar com naturalidade, não ser coreografado e passar emoções alheias!! Fim de ano se aproximando e, aí sim!!!! Vamos formar sequências e danças com tudo aquilo que o aluno (no seu devido nível) irá apresentar no festival...

 


16- Não sou a Gabi, mas Henry Netto por Henry Netto.

H. Netto. Sou uma pessoa tranquila que adora baladas, sou da noite e não curto muito o dia, ao contrário do que as pessoas pensam, não tenho o nariz em pé, basta me chamar para uma conversa e verá,s ou palhaço e adoro brincadeiras, pegadinhas, trotes, amo os animais muito mais que gente, sou sincero e as vezes até demais, adoro conhecer pessoas, fazer amizades, sou viciado em dança mas não gosto de me ver dançando,sou muuito crítico e isso as vezes me irrita...Bom,acho que é isso....












E então descobriram se o amam ou o odeiam? Para coroar essa entrevista encerro com alguns vídeos, onde pode comprovar sua excelência como bailarino.


Grande beijo, Ranya Radi.

Um comentário:

  1. Nossa que talento! adorei vc Netto, virei sua fã. Parabéns, saúde e sucesso sempre! Bjos.

    ResponderExcluir