Desvendando a Clássica - Parte 1

Bailarina Najwa Zaidan- São Paulo SP

Salam habibes hoje, vou postar aqui o que ando estudando e pesquisando sobre a Dança do Ventre com música árabe clássica ou instrumental, em uma postagem ilustrada pela talentosa e bellyssima bailarina Najwa Zaidan.

Na minha opinião de curiosa essa tal  clássica se referia a musicas antigas e seculares e isso também tem haver, mas muitos estudiosos se referem a música  clássica como músicas que se diferem do  ‘popular’, são músicas com estruturas rítmicas  refinadas e elegantes em uma verdadeira complexidade rítmica, e variedade de instrumentos  não dada a previsibilidades onde o vocal é pouco ou nunca usado.


A música árabe clássica é composta geralmente por grandes orquestras,
ela ganhou uma textura mais rica, com instrumentos específicos ou grupos
de instrumentos dominando certos trechos da música. E quanto maior a variedade de instrumentos, mais fácil é criar uma rica sonoridade, e por consequência uma rica dança.

                                                                                                                                     Aysha Almee


Na DV a performance ao som de uma música árabe clássica é uma das mais importantes no universo das bailarinas, conseguir dançar uma clássica árabe é no mínimo desafiador uma vez que este tipo de música possui suas peculiaridades e uma construção ritmica ricamente elaborada, exigindo ouvidos treinados,estudos de instrumentos e  capacidade de saber colocar cada movimento em harmonia com os ritmos que a formam exigindo da bailarina  um amplo conhecimentos dos ritmos árabes.
Mas não se assuste, Jorge Sabongi dá uma dica para você que está começando a se aventurar.


Adica de ouro é: OUÇA MUITA MÚSICA CLÁSSICA E ESTUDE!
Treine seus ouvidos e aguce seus sentindo para a diversidade
 e momentos rítmicos que estão em constante variação.







Desconheço se existe alguma regra para a composição do figurino para dança clássica, mas de uma coisa eu tenho certeza: A ELEGÂNCIA É FUNDAMENTAL!
Pode se usar saia estilo sereia com asnegas pois além de super elegantes não limitam os movimentos e causam um super efeito no palco.
Caso em sua performance vá se fazer uso de muitos giros e arabesques a indicação preferencial são  as tradicionais saias godê, que além de lindas dão um balanço todo especial e podem ser usadas com uma ou duas fendas nas laterais  ou ate mesmo sem fendas ( indica-se o uso de  shortinho por baixo, para evitar apuros).

Em relação a  bijuterias o ideal é que entrem em harmonia com seu traje, mas  se você não quer correr o risco de errar é só recorrer a peças em STRASS procurando ter cautela no uso de Strass caso vá utilizar véu.
É importante destacar que o VÉU é também muito usado neste estilo, principalmente nas entradas, muitas bailarinas aconselham adquirir véu colorido no estilo arco-íris pois tem mais possibilidades de combinações e harmonia visual com os trajes, mas é de fato uma escolha pessoal de cada bailarina.

3 DICAS DA BAILARINA JILLINA

1- Seu traje precisa ser único, e  lisonjear e ajustar- se a  coreografia e a seu tipo de corpo.

2-  Se você tem em seu repertório chutes ou deseja dar ênfase em uma das pernas certifique-se  de que sua sai vá ate o chão e não esteja completamente fechada   ou o seu trabalho será perdido. 

3- Escolha uma cor que se destaque do seu tom de pele e considere a cor que servirá como pano de fundo no palco. Se o seu traje passa a ser da mesma cor, você pode acabar parecendo um "cabeça flutuante" de longe. Para evitar o efeito de camuflagem, é sempre bom tentar descobrir a cor da decoração e fundo do palco de onde você irá se apresentar.

Saia Godê em camadas e fenda lateral- Najwa Zaidan
 Fique no Aguardo da Parte 2 dessa postagem, vem muita coisa legal por aí!!!
Para fechar com Chave de Ouro, uma linda demonstração de Dança com Música Clássica com a maravilhosa performance de Najwa Zaidan no Mercado Persa 2014!

Postagem e Texto de Aziza Zayn
Fontes: Wikipédia e Revista Shimmie


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário