Mercado Persa 2014 - PARTE 3- Dia de Competiçao

Eu com a Lua Aisha( Manaus-AM) Campeã na modalidade solo juvenil


Minha maratona foi bem longa em Sampa , mas vou tentar resumir ao máximo aqui nesse post e no decorrer vou dando dicas para quem pretende ir no ano que vem .

 Amanhecer do dia 12, acordando cedinho, super vontade e necessidade de ficar na cama mais algumas horas, porém algo melhor nos aguarda e eis que a correria começa e aquele inevitável frio na barriga  faz cair a ficha: é hoje o dia da seleção, e eu que já não me preparei muito bem ainda machuquei o pé direito, fiquei com uma baita febre e a roupa que só peguei no atelier em Sampa estava um pouco grande,fora inúmeros contratempos e dificuldades que tive que enfrentar que nem  valem a pena citar aqui.

Mas em meio a esse  turbilhão de negatividades  encontrei o grupo El funoun (Manaus-AM) que foram grandes revigorantes para minha alma e me deram maior motivação para não desistir , além de me darem conforto e me fazerem sentir em casa, me ajudando até mesmo na maquiagem PASMEM!!!!!! AINDA NÃO SEI ME MAQUIAR é vergonhoso isso, mas é verdade!!!!

 
Enfim deixei os problemas de lado e fui rumo ao WTC, chegando lá a impressão que tive foi muito boa,a estrutura agradável, ambiente climatizado e iluminado, recepcionista atenciosas, prontas para esclarecer nossas duvidas, sem contar que  não tive nenhum contratempo com ingressos, convites  ou falta de informação no local.

 Não tive tempo, em disposição para ver muita coisa, estava muito cansada, fui direto para o camarim trocar de roupa, nesse momento você já sente o primeiro impacto, é cada um por sí, o clima emana competição por todos os lados, mal você tem como pedir ajuda de alguém para ajeitar um alfinete srsrsrrsr,(fiquei espantada em como o povo leva isso a sério) e eu lá mais perdida que cega em tiroteio, me sentindo o patinho feio no meio daquelas bailarinas lindas, super preparadas. Nesse momento respiro fundo, paro de me comparar medito apenas na minha vontade de estar ali e me divertir seja lá qual fosse o resultado, afinal era minha primeira vez.

Foto Josino Monteiro

  Quis  desistir,pois não me sentia em condições, mas dai pensei: sabe Deus quando terei essa oportunidade novamente.É minha gente, o jeito foi engolir a insegurança e subir naquele palco mesmo morta de cansada com com olheiras do tamanho do mundo, sem me alimentar direito.
 Enchi o coração de coragem enfrentei  as contrariedades e depois de tensos minutos tentando dançar os raios de uma música que nunca ouvi na vida consegui  estar entre as 10 classificadas, isso para mim já foi uma grande vitória, chorei, chorei, chorei!! Só quem ama dança do ventre sabe como é a sensação de ser aprovado em algo, principalmente quando por trás desse algo tem um esforço emocional e físico enormes.


Foto:Josino Monteiro

  Classificada entre as dez finalistas gora vem a pior parte! Já que fui NÃO ACREDITANDO MUITO EM MIM,encarei tudo crente de que não seria classificada  porque não tive nenhum preparo, aliás, eu nem sabia como me preparar,(pedi ajuda do povo que dança aqui na minha cidade e mesmo querendo pagar pelo serviço me viraram as costas) e tem mais um detalhe nem clássica eu sabia dançar direito e a galera dizia que era o que mais rolava por lá. Mas gente,resolvi arriscar, porque na minha visão era para amadores, eu nem imaginava que os amadores de lá dançam como profissionais, tive até dificuldade de distinguir quem era quem.

 O fato é que  classificação me pegou de surpresa e o dia da final foi mais estressante que o primeiro, eu tava tão louca que esqueci que levei outro traje para SP e dancei com o repetido.Para resumir   a minha performance da final foi pior que a da seleção em todos os quesitos, devido a falta de preparo técnico, eu  tinha apenas uma musica que escolhi e mal ensaiei, só para vocês terem uma ideia assim que sai do teatro a noite é que fui comprar cd, e  no hotel fui editar a música para ficar com 3 minutos,(levei algumas horas fazendo isso) gente foi uma loucura, mas tudo valeu a pena.

  seria muita pretensão da minha parte pensar que venceria a competição, as meninas que ganharam realmente foram merecedoras fiquei extasiada com a dedicação, as danças incrivelmente perfeitas me senti honrada só de estar dividindo o mesmo palco que elas, Fiquei muito muito feliz! 

Vejo muita gente criticando o Mercado Persa de maneira negativa, lógico que sempre temos que melhorar em algo mas  de minha parte não vi muita coisa de errado o que me causou frustrações foi apenas a falta de planejamento pessoal e não ler o regulamento! Mas na próxima se um dia tiver a oportunidade já estou vacinada e acho que vou me sair melhor e estudar com mais seriedade, porque o AMADOR QUE EU CONHEÇO, NÃO É O AMADOR DE LÁ....o povo dança muitoooooooooooo, até as crianças me botaram no chinelo!


Aqui deixo algumas dicas para vocês, que espero que sejam úteis...




-Se você resolveu que vai competir ano que vem, seja lá em que modalidade for: PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA, E LEIA O REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO. Preparação não inclui só coreografias estudo e figurinos mas sim todo planejamento de sua viagem, pois não tem dança que possa render bem com cansaço, stress, fadiga emocional e física, falo por experiência própria.



Dica 1: Adquira seus trajes com antecedência, para que você tenha tempo hábil de fazer possíveis ajustes. Leve agulha, linha e muitos alfinetes pois  imprevistos acontecem e parece que nesses dias acontecem com mais frequência.



Dica 2: Leve uma Abaya para não andar expondo sua figura desnecessariamente desfilando de figurino por aí, além de ser algo que vai servir muito se vc for tímida como eu e  tiver que trocar de roupa na frente de muita gente.



Dica 3: Durma cedo e descanse bastante principalmente se for dançar  pela manhã (ninguém merece dançar as 8 da manhã, mas muitas modalidades dançam nesse horário). 

Em São Paulo você tem que se anteceder bastante para chegar a tempo nos seus compromissos, muito disso se deve ao trânsito onde você demora no mínimo duas horas para chegar em qualquer lugar,(pelo menos foi assim comigo). Não andei de ônibus ou metrô mas ouvi dizer que são bem mais rápidos. Eu mal tive tempo de tomar café da manhã, meus amigos sabem que comi algo minutos antes de entrar no palco devido a correria e a cara de quem não dormiu direito não teve maquiagem no universo que escondesse....RESUMINDO SE PLANEJEM DIREITINHO PARA TER TEMPO DE DESCANSAR!!!


Dica 4: NÃO VÁ SOZINHA!!!! é bom ter alguém para ser seu apoio, na hora de trocar de roupa dar retoques na maquiagem  e para ficar com suas coisas enquanto você se apresenta.



Dica 5: Se possível já vá SEMI-PRONTA cabelo  e maquiagem pois além de ser tudo muito corrido, conseguir arrumar vaga nos espelhos é bem complicado.



Dica 6: Tenha em mãos uma garrafinha com água, nem sempre os eventos disponibilizam bebedouros e você corre o risco de ter que enfrentar uma fila gigantesca para comprar água. Dancei morrendo de sede e ao sair do palco com mais sede ainda, tive que enfrentar a tal fila.



Dica 9: Na concentração, esperando sua vez de entrar no palco evite assistir as bailarinas concorrentes, concentre-se na sua dança, procure fazer exercícios de alongamento e relaxamento. Eu não fiz isso!!! rsrsrsrs, eu fui assistir, e meu medo, nervoso e insegurança triplicaram, as meninas dançavam muito a impressão que tive era de que eu tava de amadora no meio das profissionais. E os figurinos então, cada um mais exuberante que o outro e as musicas que elas dançavam é de você ficar pensando: ah! se essa fosse pra mim. Enfim, CONCENTRE-SE EM VOCÊ E SE PREPARE EMOCIONALMENTE PARA O SEU MOMENTO.



Dica 10: Ouça muita música árabe clássica, pois na seletiva você não escolhe a música eles que determinam vai ser uma questão de sorte e a sorte aumenta se seu repertório aumentar também . Essa tarefa de casa eu até que fiz, mas na hora dancei uma música que eu nem sabia que existia, e umas três antes de mim dançaram músicas que eu bem conhecia,  ou seja  aumente o quanto puder seu repertório, pois nunca se sabe.


 Aproveito o post aqui, para agradecer  a minha amiga Camila Correa, a minha familia em especial minha tia Eudima Moteiro que aturou meu stress e meu tio Josino que me recebeu tão bem e com tanto carinho em sua casa e no ultimo dia cedão tava lá no MP me dando força,  e a Cia El Funoun que foram super gentis comigo.  O atelier ROSA DOS VENTRES  que me deu uma força tremenda,me ajudando a me situar pois emocionalmente eu não estava nada bem  e foram super receptivos, ainda ganhei desconto, promoção e brindes eles não tem noção do quanto foram importantes pra mim, no momento que eu estava me sentindo muito esgotada desamparada, perdida e sozinha. Obrigada ROSA DOS VENTRES!!! 

                                                           ACREDITE EM VOCÊ!


2 comentários:

  1. Vc estava simplesmente linda!!!! Parabéns!!!! Ahhh eu estou na primeira fileira te vendo dançar rssssss babei!!!!

    ResponderExcluir
  2. Prova de que humildade e amor fazem toda a diferença!!!!

    ResponderExcluir