O Shaabi


   Salam Habibes!!!!! hoje tem Shaabi aqui no bellymaníacas atendendo a pedidos dos leitores (demorou mas saiu, paciência gente estou cuidando sozinha desse blog e dá uma trabalheira que vocês nem imaginam, mas eu amo tudo isso) valendo ressaltar que se você tiver algo a contribuir ou corrigir nesse post é só entrar em contato!


Mas afinal, o que é SHAABI?

  Segundo a Wikipédia Shaabi significa literalmente "música do povo". Originou-se no Cairo, em 1970, como uma nova forma de música urbana expressando as dificuldades e frustrações da vida egípcia moderna. As letras da música Shaabi pode ser de natureza  tanto  política, quanto de   humor e duplo sentido. 


 Onde Dançar Shaabi?

  Esse estilo pode ser dançado em eventos palcos , festas e  shows, mas  a bailarina Lulu Hartenbach faz um alerta: esta música sempre tem letra, é  muito importante saber exatamente o que contém a mesma. Existem muitas canções que não podem ser dançadas, por falarem de política de forma bastante rude e grosseira, e por isso mesmo não se aplicam de forma alguma em performances ou shows.
   
  Aí reside a questão, o que fazer? Pobres mortais brasileiras?a resposta só pode ser uma : encontre a tradução! De preferência com um egípcio, pois a gíria local, não será entendida por outras nacionalidades, e então ainda estamos no risco da gafe total.


 Completando aqui a Fala da Lulu( que para mim sempre será Sabongi) para diminuir os erros na escolha das músicas comece pelo Cantor Hakim, geralmente as musicas dele são mais faceis de achar a tradução e maioria não envolvem questões políticas.


Dicas para executar essa Dança


    A dança Shaabi é uma dança alegre e descontraída e os movimentos devem buscar refletir as letras (não necessariamente todos, mas o significado básico da canção deve ser transmitida). Muitas vezes, quando as músicas deste estilo tem conteúdo vulgar, alguns  bailarinos profissionais são contra a execução.

     A premissas aqui são o  improviso, a naturalidade   e a descontração. Ainda assim é necessário cuidado e destreza tornando a dança apropriada para o palco e baseada nos passos mais tradicionais mesclando entre passos folclóricos e movimentos de dv e o que mais  a criatividade permitir.
  
  Ao executar esta dança, mesmo que seja uma manifestação popular onde a maior intenção da performance seja a diversão, você não vai dançar feito uma louca sem o minimo de critério cênico, a dica de ouro é: equilibrio! !
  
 Ainda que Shaabi seja mais voltado para o popular  por assim dizer e não se caracterize como um estilo sofisticado tal como os grandes clássicos egípcios que se dança na meia ponta, esse estilo é pertencente a vivência de um povo e reflete sua  historicidade social, tal como toda e qualquer expressão artística e sendo assim merece ser representado com cautela.

   De acordo com  Diana Tarkhan (Cairo) a maioria das bailarinas profissionais do Cairo usam este estilo em seus shows, sendo Fifi Abdo sua maior expressão, com sua dança solta, leve, porém "grudada" na terra, sem muita influência do ballet ou outras danças.


Qual figurino utilizar nessa Dança?


  tradicionalmente usa-se Galabya mas até onde sei não existe uma regra rígida e especifica já vi performances onde bailarinas usam calça jeans ou até mesmo o próprio figurino.


 Cantores da Música Shaabi

São muitos os artistas da música shaabi deixo aqui os dois mais populares:
Ahmed Adaweyah) nascido em 26 de Junho em 1945 é um Cantor Egípcio e ele foi a primeira estrela grande da música SHAABI durante sua primeira onda de popularidade na década de 1970. Ele já atuou em 27 filmes egípcios. Adaweyah começou sua carreira como garçom, mas em 1971, ele começou a tocar músicas usando a linguagem das ruas do Cairo, cheio de gírias trabalhando classe e duplos sentidos. Como muitos sha'abi (significado de "povo", ou classe trabalhadora) cantores Adaweyah especialista em Mawwal (improvisação vocal).  


Hakim , conhecido como Leão do Egito, mas ele é um leão com um rugido musical. Hakim  trouxe o SHAABI na idade moderna, acrescentando novos ritmos e sons para a tradição. Sua música é a música das massas, evidente pela sua crescente base de fãs em toda a Europa, Austrália, do Norte e América do Sul, e no Oriente Médio, que combina melodias tradicionais com batidas de dança urbana, e com letras que fazem crônicas da vida diária através do ritmo.



  Eis aqui alguns videos que achei interessante e o ultimo é  um apelo meu a vocês pois já tem 5 anos que procuro a versão de Smaoouni que toca no ultimo video (nem sabia que era shaabi hahah e lembro que quando vi esse video achei estranho a dança da moça) quem a tiver por favor entre em contato comigo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário